• 0
mldev

o que VOCÊ gostaria na API do MercadoLivre?

Question

50 answers to this question

Recommended Posts

• 0
8 hours ago, israelbrz said:

Boa noite.

Se possível adicionar no backlog... Produtos com variação: Definir qual delas será selecionada por padrão.

Obrigado!

Bom dia israelbrz, tudo bem?

As variações trabalham por ordem alfabética e as imagens por ordem de envio independente de como você mandou no Json exemplo:

Se você manda uma variação vermelha primeiro no Json com as fotos A, C e B e outra variação abaixo desta como azul com as fotos Y, F e A o produto vai ser publicado assim:

Primeira variação: Azul fotos Y, F e A
Segunda Variação: Vermelho fotos A,C e B

Ou seja, a foto principal será a primeira foto da primeira variação ok?

Espero que ajude!

Abraços
Gabriel.

• 0
1 hour ago, gabriel_ssian said:

As variações trabalham por ordem alfabética e as imagens por ordem de envio independente de como você mandou no Json exemplo:

Se você manda uma variação vermelha primeiro no Json com as fotos A, C e B e outra variação abaixo desta como azul com as fotos Y, F e A o produto vai ser publicado assim:

Espero que ajude!

Abraços
Gabriel.

Caro Gabriel,

a questão é poder definir a variação principal, este é o pedido do isrealbrz

Edited by rodrigojob

• 0

@gabriel_ssian, acho a sugestão do @israelbrz muito válida! 

por exemplo:

o vendedor tem um celular X para venda, esse celular tem nas cores Azul, Preto e Prata .... de acordo como é hoje a foto da cor Azul será a principal, sendo que esta é a cor menos vendida, o que acaba prejudicando o anúncio ... muitos vendedores nos informam que não usam variação justamente por isso

outra coisa ainda mais interessante seria poder ter uma foto de capa, onde o vendedor poderia enviar uma foto da cor de maior saída ou uma montagem com todas as cores disponíveis.

abs!!!!

• 0
10 hours ago, mldev said:

@gabriel_ssian, acho a sugestão do @israelbrz muito válida! 

por exemplo:

o vendedor tem um celular X para venda, esse celular tem nas cores Azul, Preto e Prata .... de acordo como é hoje a foto da cor Azul será a principal, sendo que esta é a cor menos vendida, o que acaba prejudicando o anúncio ... muitos vendedores nos informam que não usam variação justamente por isso

outra coisa ainda mais interessante seria poder ter uma foto de capa, onde o vendedor poderia enviar uma foto da cor de maior saída ou uma montagem com todas as cores disponíveis.

abs!!!!

Prezados!

Bom dia! Tudo certo?

Obrigado pelos apontamentos @mldev e @rodrigojob.

A definição da variação padrão abre várias possibilidades... Podemos implementar funcionalidades do tipo: seleção padrão pelo número de vendas, maior quantidade em estoque ou pela preferência do vendedor.

@gabriel_ssian acredito que essas funcionalidades seriam importantes melhorias para produtos com variação.

Bom final de semana!

Abraços!

Edited by israelbrz

• 0
On 30/06/2017 at 11:27 AM, gabriel_ssian said:

Espero que ajude!

Abraços
Gabriel.

Terá situações onde o usuário preferiria que outra variação fosse a escolha padrão.

• 0
On 30/06/2017 at 11:27 AM, gabriel_ssian said:

Espero que ajude!

Abraços
Gabriel.

Eu já criei 10 variações em ordem alfabética mas o item selecionado foi sorteado, na página do produto a ordem é exibida corretamente, se eu editar no site ou fazer uma listagem das variações na api a ordem foi alterada, dependendo da cor/modelo sorteado tem gente que não clica no anúncio, já tentei criar uma a uma e ocorreu o mesmo problema, por isso tenho criado uma foto para todas as variações.

Lembro que já existiu uma rotação de imagens...

Edited by cads
mais informações

• 0

Maior suporte do ML, já fazem mais de 24 horas que a API está com problemas e não temos nenhuma informação sobre o status ou previsão...

os vendedores nos culpam pelo ocorrido pois o ML não trás nenhuma informação sobre a real situação e também ficamos no escuro sem saber o que está ocorrendo

• 0

Realmente gostaria que fosse possível a configuração das formas de pagamento no Anúncio.

Por exemplo, há produtos que são intangíveis (moedas virtuais)  e não são cobertos pela garantia de proteção ao vendedor do ML.

Desta forma, para estes produtos, em geral os vendedores não aceitam cartão de crédito pois normalmente são alvos do chargeback.

Infelizmente, boa parte dos clientes não leem o anúncio e fazem perguntas sobre os meios de pagamento e eventualmente compram com cartão de crédito, obrigando os vendedores a cancelar a venda. isto gera certo desconforto para os clientes de boa fé pois normalmente eles negativam a venda e ficam irritados porque a forma de pagamento por cartão estava habilitada.

É impossível obrigar os clientes a lerem o anúncio.

Mas tecnicamente seria possível e desejável bloquear esta opção no Anúncio...

• 0

Gostaria que tivesse uma forma de passar um link para um produto com um src=facebook-ads e caso uma venda seja gerada viesse esse src no order para eu saber a origem da venda.

Isso permitiria poder determinar qual canal de publicidade está me dando maior retorno.

• 0
On 21/06/2017 at 5:17 PM, Wesley Nascimento said:

O recurso de Multiget não resolveria esse problema? :35_thinking:

https://api.mercadolibre.com/multiget?resource=shipments&ids=SHIPPINGID_1,SHIPPINGID_2&access_token=XXXXXXXXXX

Sei que o JSON não fica dos mais bonitos possível, mas resolve seu problema.

Abraços,
Wesley.

caro Wesley,

tem documentação? 
Que resources estão disponíveis?

Tentei fazer agora para as descrições dos items e não consegui.
Tentei com os resources: description, descriptions, item-description, item-descriptions, items-descriptions

Edited by rodrigojob

• 0

Estou tentando obter apenas o ID da ordem, através do attributes. isso realmente não é possível?
Uso bastante essa função para deixar o tempo de retorno mais rapido, porem aqui não funciona.

https://api.mercadolibre.com/orders/search?seller=XXXX&access_token=XXXX&order.status=paid&attributes=results.id

• 0

Minha sugestão seria de colocar um campo para adicionarmos palavras chaves aos anuncio ou então a consulta também buscar no texto puro do anuncio, por que digo isso. pois 60 caracteres as vezes não dá para descrever todos os termos que o produto é buscado, por exemplo, vendemos peças para carro, então tem peça que é conhecida por vários termos, exemplo: Lanterna Traseira também é chamada por pisca pisca, farol traseiro, além de que a peça serve num ou mais carros e também em vários anos, então como colocar tudo isso em 60 caracteres??? ou vocês já tem alguma solução pra isso???

• 0
3 hours ago, Julio Souza said:

Minha sugestão seria de colocar um campo para adicionarmos palavras chaves aos anuncio ou então a consulta também buscar no texto puro do anuncio, por que digo isso. pois 60 caracteres as vezes não dá para descrever todos os termos que o produto é buscado, por exemplo, vendemos peças para carro, então tem peça que é conhecida por vários termos, exemplo: Lanterna Traseira também é chamada por pisca pisca, farol traseiro, além de que a peça serve num ou mais carros e também em vários anos, então como colocar tudo isso em 60 caracteres??? ou vocês já tem alguma solução pra isso???

quem realiza a parte de SEO é o Mercado Livre, se você reparar vai ver que mesmo consultando no site uma palavra X aparecem outros anúncios que o sistema julga relacionados, infelizmente ao meu ver colocar palavras chave não seria bom, pois infelizmente o brasileiro não sabe usar os recursos que tem ... já fazem palhaçada com títulos (colocando palavras não relacionadas para chamar atenção do produto), imagina com palavras chave? ia virar igual na OLX onde enchem de termos na descrição para tentar chamar atenção do anúncio

• 0

Sugiro o acréscimo de um campo DATA, para que possamos armazenar pequenas informações, para que não precisássemos criar aplicações que buscam em nossos bancos de dados, ou outras apis pequenas informações... esse campo deveria ser fora de anotações, algo onde apenas quem se utiliza da API teria acesso, que não seria mostrado no site.

• 0
53 minutes ago, Felipe said:

Sugiro o acréscimo de um campo DATA, para que possamos armazenar pequenas informações, para que não precisássemos criar aplicações que buscam em nossos bancos de dados, ou outras apis pequenas informações... esse campo deveria ser fora de anotações, algo onde apenas quem se utiliza da API teria acesso, que não seria mostrado no site.

@Felipe, utilize seu DB para isso, a intenção da API é trazer dados do ML e enviar dados que sejam de interesse do ML, demais dados você tem que gerir em seu sistema

• 0
On 23/12/2017 at 5:08 PM, mldev said:

@Felipe, utilize seu DB para isso, a intenção da API é trazer dados do ML e enviar dados que sejam de interesse do ML, demais dados você tem que gerir em seu sistema

@mldev Seria importante um campo do tipo, mesmo que fosse de apenas alguns bytes... pois evitaria o excesso de requisições externas nas aplicações, onde poderia atualizar o sistema de uma melhor forma, se utilizando de datas, códigos de rastreio... etc.... Mas, como ML nunca irá fazer isso mesmo...

• 0
25 minutes ago, Felipe said:

@mldev Seria importante um campo do tipo, mesmo que fosse de apenas alguns bytes... pois evitaria o excesso de requisições externas nas aplicações, onde poderia atualizar o sistema de uma melhor forma, se utilizando de datas, códigos de rastreio... etc.... Mas, como ML nunca irá fazer isso mesmo...

E se o cliente tiver 2 aplicações integradas? E se ele tiver 10 aplicações integradas? Como seria o compartilhamento deste "campo"?

Não faz sentido dados de aplicações de terceiros ficarem armazenadas do lado do ML.

Deixar as informações do lado da aplicação é até um ótimo argumento comercial, afinal se o cliente deixar de usar, perderá aquelas informações.

• 0
8 hours ago, xsbr said:

E se o cliente tiver 2 aplicações integradas? E se ele tiver 10 aplicações integradas? Como seria o compartilhamento deste "campo"?

Não faz sentido dados de aplicações de terceiros ficarem armazenadas do lado do ML.

Deixar as informações do lado da aplicação é até um ótimo argumento comercial, afinal se o cliente deixar de usar, perderá aquelas informações.

data: [

aplicação 1 : {invento: "ab", detalhes_correios : "Postado", data_envio : "22/10/2017"},

aplicação 2 : {sku2: "ab", post : "cd"}

]

@xsbr Cada aplicação integrada fica responsável por criação e edição e remoção do seu código... para você não faz sentido, por talvez nunca ter necessitado... Eu sei que é possível armazenar em um banco de dados e tudo mais, mas você dando um get diretamente e apenas na API do ML, é infinitamente mais rápido.

Eu pago uma empresa para gerenciar minhas vendas, ela me informa que pagando carrega mais rápido...  dependendo do momento, demora de 8 a 20 segundos para carregar 30 vendas... o que hoje eu consigo fazer em no máximo 3 segundos apenas com a API do ML... A questão não é apenas velocidade, mas uma união com praticidade, entre outros atributos...

No final das contas, pode existir pontos negativos, mas também existirá pontos positivos... se prevalecer pontos positivos, penso que a ideia poderia ser uma boa...

Edited by Felipe

• 0
On 28/12/2017 at 1:23 AM, Felipe said:

dependendo do momento, demora de 8 a 20 segundos para carregar 30 vendas... o que hoje eu consigo fazer em no máximo 3 segundos apenas com a API do ML... 

esta na hora de rever seu provedor...  :4_joy:

On 28/12/2017 at 1:23 AM, Felipe said:

data: [

aplicação 1 : {invento: "ab", detalhes_correios : "Postado", data_envio : "22/10/2017"},

aplicação 2 : {sku2: "ab", post : "cd"}

]

este seu exemplo já mostra o problema que o @xsbr disse, um campo "data" seria único e não teria como a API administrar a informação da aplicação 1 ou 2, ambas teriam acesso a mesma informação e edição dela (como ocorre com o seller_custom_field)

mas voltando a questão de conceitos, nenhuma API irá fazer o que quer, a própria sigla API é de "Application Programming Interface" que traduzido seria "Interface de Programação de Aplicativos", ou seja é uma interface entre seu sistema e a aplicação, não sendo um banco de dados a aplicação, ele não deve cumprir essa função, e sim o seu sistema... inclusive depender da disponibilidade dos dados do Mercado Livre (ou de qualquer outra API, como Correios, etc) não é recomendado, não sendo uma boa prática, pois você depende da consistência e disponibilidade deles...

minha dica é: repense a arquitetura do seu sistema

• 0
On 15/12/2017 at 3:18 PM, mldev said:

quem realiza a parte de SEO é o Mercado Livre, se você reparar vai ver que mesmo consultando no site uma palavra X aparecem outros anúncios que o sistema julga relacionados, infelizmente ao meu ver colocar palavras chave não seria bom, pois infelizmente o brasileiro não sabe usar os recursos que tem ... já fazem palhaçada com títulos (colocando palavras não relacionadas para chamar atenção do produto), imagina com palavras chave? ia virar igual na OLX onde enchem de termos na descrição para tentar chamar atenção do anúncio

mldev, entende e concordo com seu ponto de vista. porém a máxima perdura, "os bons pegam pelos maus", tenho um cliente que vende auto peças, e tem peças que serve para vários carros e varios anos, além de essa peça ter mais de um entendimento comercial, exemplo:

Alma de aço do parachoque dianteiro audi a3 05/10 (descrição ficticia)

Alma de aço também é conhecida por:
1. Viga de aço
2. Suporte parachoque

e se eu cadastrar assim como descrito acima e alguém procurar por 2006 ou 06 não vai achar meu anuncio... ou para-choque enfim... é uma loucura....

me parece que nem soundex (apesar que nativo em alguns bancos como oracle e outros), o que acho um crime nos tempos atuais, pois eu procurei por paraxoque (pois tem brasileiro que não sabe escrever muito bem) e não achou a peça...

Mas tudo bem... vida que segue...

• 0
6 hours ago, Julio Souza said:

mldev, entende e concordo com seu ponto de vista. porém a máxima perdura, "os bons pegam pelos maus", tenho um cliente que vende auto peças, e tem peças que serve para vários carros e varios anos, além de essa peça ter mais de um entendimento comercial, exemplo:

Alma de aço do parachoque dianteiro audi a3 05/10 (descrição ficticia)

Alma de aço também é conhecida por:
1. Viga de aço
2. Suporte parachoque

e se eu cadastrar assim como descrito acima e alguém procurar por 2006 ou 06 não vai achar meu anuncio... ou para-choque enfim... é uma loucura....

me parece que nem soundex (apesar que nativo em alguns bancos como oracle e outros), o que acho um crime nos tempos atuais, pois eu procurei por paraxoque (pois tem brasileiro que não sabe escrever muito bem) e não achou a peça...

Mas tudo bem... vida que segue...

realmente, a parte de busca deles é muito fraca, não tem muito suporte para sinônimos e não engloba grafias erradas (porque você tem razão, o brasileiro escreve errado, e muito!)...

temos vários clientes na mesma situação que o seu, que são produtos que podem ter diferentes nomes (dependendo até da região do país)... mas infelizmente não tenho visto muito avanço em relação a isso, como você disse: a vida segue