• 0
Pedro Cruz

Tem como saber quais as vendas que foram enviadas com atraso?

Question

O delayed_handling_time do usuário traz uma porcentagem de entregas atrasadas.

Queira saber se teria como identificar quais são essas orders que atrasaram.

18 answers to this question

Recommended Posts

• 0

Como você fez a busca? Pelo shipping.status?

Lembrando que o delayed_handling_time é o número de atrasos dividido pelo número de vendas completadas(user.metric.sale) e não pelo número total de orders.

• 0

sinceramente está muito obscuro isso... um vendedor fez um teste em um perfil com poucas vendas, e a métrica não bate... o percentual em atraso não diminuiu na proporção da quantidade de pacotes enviados (dentro das 24hs)... o percentual que diminuiu foi muito menor do que deveria...

• 0
5 hours ago, xsbr said:

@rodrigojob você já descobriu em que horário o metrics é atualizado e a linha de corte para fazer os cálculos?

Pelo que eu percebi ele é atualizado assim que o ML detectou que ocorreu o envio através do rastreamento na transportadora. Tenho acompanhado diariamente e veria entre 2 e 3 horas após o processamento do Correio. Mas eles consideram o horário de postagem.
O que pode dar m... pois se for por coleta do carro do correio o tempo explode. E este horário ...
Talvez eu tenha errado alguma coisa no parâmetro de fuso horário, mas acho difícil.

Veja, eu peguei estes dados de um envio de hoje:

[status_history] => stdClass Object
                (
                    [date_cancelled] => 
                    [date_delivered] => 
                    [date_first_visit] => 
                    [date_handling] => 2017-09-13T03:59:42.000-04:00
                    [date_not_delivered] => 
                    [date_ready_to_ship] => 2017-09-13T03:59:43.000-04:00
                    [date_shipped] => 2017-09-13T08:44:00.000-04:00
                    [date_returned] => 
                )

[date_created] => 2017-09-12T12:05:55.000-04:00
            [last_updated] => 2017-09-13T10:28:54.000-04:00
            [tracking_number] => PO700270642BR

o timezone difere 1h do nosso, "neste momento", então ao visualizar um horário adicione 1h e está pronto.
o handling iniciou as 04:59 (!)
O ready_to_ship eu entendo que é o momento que já foi gerada a etiqueta e pode ser despachada. Um erro! Pois se o sistema do ML não alcançar o Correio no momento da geração da PLP o negócio dá m...
o horário BR/SP de postagem foi 09:44 (ok)
E pelo que eu estou percebendo a atualização veio as 11:28
Mais ou menos neste momento eu percebi a alteração da performance na reputação.  

0,01%. Afinal de contas se a pessoa vendia bem e nada acontecia, agora que ela vende mal, por causa do rótulo de atrasilda, é difícil baixar o percentual.

termometro_20170913.png

• 0
4 hours ago, mldev said:

sinceramente está muito obscuro isso... um vendedor fez um teste em um perfil com poucas vendas, e a métrica não bate... o percentual em atraso não diminuiu na proporção da quantidade de pacotes enviados (dentro das 24hs)... o percentual que diminuiu foi muito menor do que deveria...

lembre-se que a conta é 3 meses anteriores mais o atual.
agora, set/17, valem os meses: junho, julho, agosto e parcial de setembro.
mas acho que tem algo a ver com a divergência que eu também encontrei e com certeza a obscuridade

Edited by rodrigojob

• 0

então @rodrigojob, justamente, esse vendedor usou uma conta que só realiza vendas nos últimos 3 meses e tem poucas vendas (porém mais de 60), ou seja, não tem como 'errar' no cálculo.... mas como sempre as estatísticas do ML nunca batem e nunca são claras... a exemplo disso é que não há como saber antes da reputação 'cair' qual o percentual de atraso que eles estão computando (e isso somente também pelo front-end)

• 0
2 hours ago, rodrigojob said:

Tenho acompanhado diariamente e veria entre 2 e 3 horas após o processamento do Correio

Bom saber, só não consegui ainda bater essa quantidade de sales com o que tenho do meu lado, fica próximo, mas se eu levar em consideração só orders paid acabam faltando

• 0
2 hours ago, rodrigojob said:

Hoje o ML atualizou em 1:30.

As postagens estão sendo feitas de manhã na boca do caixa

isso porque é na boca do caixa... os clientes em que os Correios coletam as vezes os Correios atualizam só no dia seguinte se a coleta for feita no final do dia...  @Wesley Nascimento, o ML precisa urgentemente reavaliar isso, pois só quem posta pouco (direto na agência na boca do caixa) o objeto entra na hora no sistema, e mesmo assim o ML tem delay para coletar essa informação

• 0
1 hour ago, mldev said:

pois só quem posta pouco (direto na agência na boca do caixa) o objeto entra na hora no sistema

@mldev isso varia conforme o processo de cada agência, quando minha loja usava etiqueta dos Correios eu levava em média 50 pacotes por dia (pelos fundos) e depois que eles bipavam em menos de 1h já aparecia no SRO dos Correios como Postado. 

Conheço um caso de MercadoLíder que foi pro Amarelo por conta da ineficiência da AGF, pois coletavam às 14h mas só bipavam depois das 18h ou só no dia seguinte e isso dava como atraso

• 0

Fiz uma planilha besta para verificar a estatística de recuperação.
Bem, não é estatística, é uma contação de grão. estatística mesmo teria fórmulas maravilhosas.
Considerei 250 atrasos em 1000 envios, logo 25%. Então, 333 envios/mês.
Depois lancei numa coluna a quantidade de pacotes com o passo de 1, e sem novos atrasos a recuperação só se deu em 250.
Ao variar a quantidade de atrasos para 220, logo 22%, a recuperação 100 envios.
Ao variar a quantidade de atrasos para 210, logo 21%, a recuperação 50 envios.
Já entenderam o gráfico, né? /
Para a recuperação eu considerei 60 envios/mês. Fui bonzinho.
Sendo que com o rótulo de "atrasildo" a pessoa não vende, se não vende não envia. Fica muuuito difícil recuperar. 
Deve-se ainda perceber que a cada mês uma parcela dos atrasos cai fora, pois agora você é perfeito. E assim, no 3o mês você já estará recuperado. 
E na pior das hipóteses no 4o mês, em dezembro,  sua recuperação se dará por decurso de prazo :] , você melhorou, mas o que aconteceu mesmo é que os meses que estavam ruins já estão fora da métrica. KKK

Mesmo assim é um trabalho que demorará muito para recuperar a força que tinha antes.
Ideia genial esta que tiveram... São pessoas que não têm experiência de vender que criaram isto. Dizer que é para melhor experiência do consumidor. Ha!
Realmente eu gostaria de saber qual a experiência que os compradores estão tendo só na mão dos amadores.

Boa sorte.

ml_recuperacao_termometro.ods

• 0
1 hour ago, xsbr said:

@mldev isso varia conforme o processo de cada agência, quando minha loja usava etiqueta dos Correios eu levava em média 50 pacotes por dia (pelos fundos) e depois que eles bipavam em menos de 1h já aparecia no SRO dos Correios como Postado. 

Conheço um caso de MercadoLíder que foi pro Amarelo por conta da ineficiência da AGF, pois coletavam às 14h mas só bipavam depois das 18h ou só no dia seguinte e isso dava como atraso

sim, este era o caso que eu acompanho. A empresa usa e-Fullfilment com logística de AGF. 
foi feita uma tentativa de trocar para o horário da manhã, mas a meleca já tinha sido feita.

• 0
20 hours ago, xsbr said:

justamente @xsbr, é esse exatamente o ponto, o ML não pode punir vendedores uma vez que as agências dos Correios (e o próprio sistema de rastreio dos Correios) não são eficientes e homogêneos

• 0
18 hours ago, rodrigojob said:

sim, este era o caso que eu acompanho. A empresa usa e-Fullfilment com logística de AGF. 
foi feita uma tentativa de trocar para o horário da manhã, mas a meleca já tinha sido feita.

o mais triste é que o pessoal do Mercado Livre/Mercado Envios está simplesmente ignorando esses fatos e prejudicando ótimos vendedores

• 0
18 hours ago, rodrigojob said:

Deve-se ainda perceber que a cada mês uma parcela dos atrasos cai fora, pois agora você é perfeito. E assim, no 3o mês você já estará recuperado. 
E na pior das hipóteses no 4o mês, em dezembro,  sua recuperação se dará por decurso de prazo :] , você melhorou, mas o que aconteceu mesmo é que os meses que estavam ruins já estão fora da métrica. KKK

Mesmo assim é um trabalho que demorará muito para recuperar a força que tinha antes.
Ideia genial esta que tiveram... São pessoas que não têm experiência de vender que criaram isto. Dizer que é para melhor experiência do consumidor. Ha!
Realmente eu gostaria de saber qual a experiência que os compradores estão tendo só na mão dos amadores.

Boa sorte.

ml_recuperacao_termometro.ods

resumindo:

não vender por 3 meses = vendedor oferece ótima experiência ao comprador

vendedor novo com 3 vendas = ótima experiência ao comprador

ex-vendedor platinum (milhares de vendas/mês) =  péssima experiência ao comprador (afinal a culpa é dele de ter que embalar bem milhares de produtos, tirar nota, e depender da eficiência dos Correios)

• 0
47 minutes ago, mldev said:

resumindo:

não vender por 3 meses = vendedor oferece ótima experiência ao comprador

vendedor novo com 3 vendas = ótima experiência ao comprador

ex-vendedor platinum (milhares de vendas/mês) =  péssima experiência ao comprador (afinal a culpa é dele de ter que embalar bem milhares de produtos, tirar nota, e depender da eficiência dos Correios)

é