• 0
Sign in to follow this  
mldev

Mercado Livre compra a ECommet ... será o fim da API? qual futuro para nós?

Question

nesse mês o Mercado Livre comprou a ECommet, que nada mais faz do que o que todas as empresas e desenvolvedores aqui do fórum fazem: integrar com o Mercado Livre

aqui está o link da notícia para quem quiser conferir:

http://epocanegocios.globo.com/Empresa/noticia/2017/12/mercado-livre-anuncia-compra-da-ecommet-por-r-365-milhoes.html

sinceramente esse tipo de notícia me deixa muito preocupado com o futuro da API, muitos aqui no fórum reclamam que o suporte para desenvolvedores está sendo fraco, o pessoal do ML raramente aparece por aqui, muitas funcionalidades que são criadas no frontend do ML não são disponibilizadas na API (gestão de reclamações, variação principal, etc), entre muitas coisas mais

os clientes da ECommet nada mais são que os próprios vendedores do Mercado Livre (o ML já tem acesso a eles), então qual o intuito do ML de comprar por 36 milhões essa empresa? oferecer mais esse serviço direto para o vendedor (lucrando um pouco mais) e tirar os integradores que colaboraram por tanto tempo para que o crescimento existisse?

desejo um ótimo 2018 a todos que sempre colaboram aqui, @rodrigojob, @Marcos Fincotto, @juvian, @xsbr

@Rodrigo, @ronaldoguedess, @laser2, @Maximiliano Contartesi, @sandro.bustamante, @Diogenes Lima, e muitos outros

e deixo aqui uma pergunta para todos opinarem: Qual será o futuro da API do Mercado Livre?

7 answers to this question

Recommended Posts

• 0

Olá @mldev, realmente se o Mercado Livre quiser fechar a API eles podem fazer isso, mas é um tiro no pé. A API foi lançada em 2012 e de lá pra cá houveram muitas mudanças e melhorias. Com relação ao suporte posso dizer que em alguns casos eles demoram para responder mas o suporte deles é infinitamente melhor que qualquer outro marketplace.

Agora falando da API em si, não vejo um fechamento dela, pelo menos não tão cedo. O que pode acontecer é um movimento de restrição começar a acontecer, mas de uma forma lenta. A abertura da API do Mercado Livre foi uma grande evolução, eles usam a própria API para fazer o site do Mercado Livre e isso é muito bom. Outros marketplaces não fazem o uso da própria API e por isso não sabem o que passamos e as nossos dificuldades.

A uns anos atrás o Mercado Livre comprou uma empresa que fazia integração, não me lembro exatamente o nome dela mas dessa compra que saiu o produto "Mercado Backoffice". Apesar de ser uma ferramenta interna deles não tem tantos recursos assim pelo simples motivo dessa ferramenta não ter integração com outros marketplaces.

Um fato que mais me preocupou com relação a decisão do Mercado Livre foi o fechamento sem muita explicação do programa de afiliados deles. Foi de uma hora para outra e apesar de ter muitas pessoas que fraudavam o sistema deles existiam muitas pessoas que faziam o bom uso desse programa de afiliados e ficou a ver navios sem saber o porque de tudo.

Enfim, não da para ter certeza de nada, se vai continuar, se vai fechar com o tempo. Eu acredito que não fecha, mas não sou o dono da bola, só um jogador que segue as regras.

Abraço.

• 0

@mldev

On 31/12/2017 at 12:57 PM, mldev said:

sinceramente esse tipo de notícia me deixa muito preocupado com o futuro da API,

não me preocupo tanto, pois eles já haviam comprado um sistema, mas não há tantos usuários para ele. Acho que foi uma aquisição errada.
Dificulta para quem deseja lançar um software no mercado, pois esta é uma forma de criar um modelo pronto para integração em geral. Isto é para grandes ERPs.
Eu crio para mim e para um grupo pequeno de pessoas.
Mesmo assim há muito software legado que eles não atenderão. 
Fechar é tiro no pé. É igual a outra fez, atira no pé dentro do submarino, aí fura o pé e o casco!

@Rodrigo

On 31/12/2017 at 1:09 PM, Rodrigo said:

... o suporte deles é infinitamente melhor que qualquer outro marketplace.

Pelo visto ainda não usou o suporte da grande concorrente, eles me ligam dos EUA quando preciso. 
E fazem rapidamente alterações no código, já apontei algumas falhas, em código e tradução, que foram executadas ou estão com data marcada.

Best regards!
Rodrigo

PS: podiam ter comprado o meu sistema, faria por 1% do preço :)
e me aposentaria...

Edited by rodrigojob

• 0

Olá @mldev, realmente se o Mercado Livre quiser fechar a API eles podem fazer isso, mas é um tiro no pé. A API foi lançada em 2012 e de lá pra cá houveram muitas mudanças e melhorias. Com relação ao suporte posso dizer que em alguns casos eles demoram para responder mas o suporte deles é infinitamente melhor que qualquer outro marketplace.

realmente do lançamento até agora tiveram mudanças, mas de um tempo pra cá dá pra notar falta de empenho em melhorias e muitas vezes já disseram que várias ferramentas que são fundamentais (gestão de reclamações por exemplo ou melhores dados de reputação para podermos controlar as métricas) não estão nos planos... quanto ao suporte realmente dos dois até então "concorrentes" não é lá grandes coisas... a CVelha não sabe pra onde vai e a B2What? deu um tiro no pé como o @rodrigojob disse querendo ter sua própria integradora... mas a gigantona tem um atendimento excepcional

Agora falando da API em si, não vejo um fechamento dela, pelo menos não tão cedo. O que pode acontecer é um movimento de restrição começar a acontecer, mas de uma forma lenta. A abertura da API do Mercado Livre foi uma grande evolução, eles usam a própria API para fazer o site do Mercado Livre e isso é muito bom. Outros marketplaces não fazem o uso da própria API e por isso não sabem o que passamos e as nossos dificuldades.

fechar duvido que fechem (tão cedo), mas a falta de atualização já seria um grande problema... a API foi uma grande evolução, mas teve só um objetivo: integrar as lojas oficiais para dar mais credibilidade para o ML que sempre teve má fama por causa da grande quantidade de produtos falsificados e muamba que se tem por lá (que melhorou com o tempo, mas ainda existe em peso)

A uns anos atrás o Mercado Livre comprou uma empresa que fazia integração, não me lembro exatamente o nome dela mas dessa compra que saiu o produto "Mercado Backoffice". Apesar de ser uma ferramenta interna deles não tem tantos recursos assim pelo simples motivo dessa ferramenta não ter integração com outros marketplaces.

a empresa que eles compraram foi a KPL, que é um ERP e WMS, e fizeram isso por causa do Mercado Envios Full (para gerir emissão de notas e armazém)... no caso agora da ECommet não consigo ver a "vantagem", afinal, qual o produto que eles tem que o ML já não tem?

Um fato que mais me preocupou com relação a decisão do Mercado Livre foi o fechamento sem muita explicação do programa de afiliados deles. Foi de uma hora para outra e apesar de ter muitas pessoas que fraudavam o sistema deles existiam muitas pessoas que faziam o bom uso desse programa de afiliados e ficou a ver navios sem saber o porque de tudo.

Enfim, não da para ter certeza de nada, se vai continuar, se vai fechar com o tempo. Eu acredito que não fecha, mas não sou o dono da bola, só um jogador que segue as regras.

Abraço.

exatamente esse tipo de decisão como foi a do programa de afiliados é que assusta, eles podem a qualquer hora fechar a API ou até cobrar por ela (está nos termos de uso), é claro, eles tem direito a isso pois a plataforma deles, mas não vejo como sendo ético em relação a todos que contribuíram para o crescimento da plataforma (assim como ocorreu com foi programa de afiliados)

continuamos, é claro, no jogo... mas nunca apostando todas as fichas no mesmo número

• 0
13 hours ago, rodrigojob said:

@mldev

não me preocupo tanto, pois eles já haviam comprado um sistema, mas não há tantos usuários para ele. Acho que foi uma aquisição errada.
Dificulta para quem deseja lançar um software no mercado, pois esta é uma forma de criar um modelo pronto para integração em geral. Isto é para grandes ERPs.
Eu crio para mim e para um grupo pequeno de pessoas.
Mesmo assim há muito software legado que eles não atenderão. 
Fechar é tiro no pé. É igual a outra fez, atira no pé dentro do submarino, aí fura o pé e o casco!

@Rodrigo

Pelo visto ainda não usou o suporte da grande concorrente, eles me ligam dos EUA quando preciso. 
E fazem rapidamente alterações no código, já apontei algumas falhas, em código e tradução, que foram executadas ou estão com data marcada.

Best regards!
Rodrigo

PS: podiam ter comprado o meu sistema, faria por 1% do preço :)
e me aposentaria...

pra hoje nada muda, mas veremos no futuro... a compra da KPL teve uma certa (i)lógica, que foi o Mercado Envios Full... já a ECommet não vejo tanto sentido... estão seguindo os passos da concorrente e querendo ter uma SkyGlub da vida?

e quanto ao suporte da gigantona tenho que concordar, os caras são rápidos! já fizemos algumas sugestões e apontamos alguns pequenos erros e os caras resolveram na hora ou com data marcada (e ainda mantendo uma constante atualização do como está o progresso)

PS.: vamos sugerir um pacotão de APPs pra eles por preço promocional... tipo compre 1 e leve 2 ... kkkk

• 0
7 hours ago, mldev said:

fechar duvido que fechem (tão cedo), mas a falta de atualização já seria um grande problema... a API foi uma grande evolução, mas teve só um objetivo: integrar as lojas oficiais para dar mais credibilidade para o ML que sempre teve má fama por causa da grande quantidade de produtos falsificados e muamba que se tem por lá (que melhorou com o tempo, mas ainda existe em peso)

como você mesmo disse fizeram a API para o grandes players, mas sem o endpoint de claims o bicho pega!
O sentido da ECommet é prestar o serviço completo. 
Você que já mexeu coma gigante viu a documentação de exemplos e facilidade de integração.
Eles querem dar aos grandes players este serviço.
Os grandes players têm que valer muito... 365mi, mas vale.

• 0

Realmente as vezes parece que aqui esta abandonado...  sempre somos os últimos a saber das coisas por aqui.

tomara que não aconteça isso, pois estou me dedicando e investindo muito tempo meu na minha aplicação. hahah

Li uma vez que criaram a API para necessidade própria no começo, depois liberam para nós, mas as vezes parece que eles usam outra API, pois tem coisas que diferem... campos que eles tem e nós não temos... mas fazer o que. kk

Feliz 2018 a todos aqui!! sucesso pra todos nós.

• 0
On 13/01/2018 at 3:02 PM, ronaldoguedess said:

Realmente as vezes parece que aqui esta abandonado...  sempre somos os últimos a saber das coisas por aqui.

tomara que não aconteça isso, pois estou me dedicando e investindo muito tempo meu na minha aplicação. hahah

Li uma vez que criaram a API para necessidade própria no começo, depois liberam para nós, mas as vezes parece que eles usam outra API, pois tem coisas que diferem... campos que eles tem e nós não temos... mas fazer o que. kk

Feliz 2018 a todos aqui!! sucesso pra todos nós.

é como eu digo, eles sempre falam de "Open Platform", mas não é tão open assim... segundo eles usam a mesma API, mas muitos dados não liberam pra nós (tá certo que realmente existem dados que não podem ser abertos, mas tem recursos que deveriam ser disponibilizados)

uma coisa é certa: nunca coloque todos os ovos na mesma cesta! ainda mais quando acesta não é sua... rsrs ... o ML é uma baita plataforma, mas é bom desenvolver para outras também (até para fidelizar seu cliente)

abs e feliz 2018!