• 0
gahius

Obtendo informações do usuário que fez a pergunta

Question

Olá pessoal do fórum!

Estou desenvolvendo uma ferramenta de integração que funciona da seguinte forma:

1) Usuário X faz uma pergunta em um dos anúncios do meu cliente (uma concessionária, são anúncios de veículos);

2) Através da API de questions, recebo uma notificação;

3) Obtenho as informações do usuário que fez a pergunta pela API;

4) Faço a inserção das informações do usuário em um sistema separado, de CRM, para entrar em contato com o usuário.

Consegui desenvolver até a etapa 3. Quando chamo a API para obter os dados do usuário que fez a pergunta, o ML me devolve apenas dados públicos (nickname etc), e eu precisaria, no mínimo, do e-mail do usuário para que o vendedor entre em contato com ele posteriormente por um sistema de CRM, por fora do ML.

Na minha cabeça faz sentido que a API do ML não divulgue dados sensíveis dos usuários sem consentimento deles, mas gostaria de confirmar se realmente não há uma forma de eu fazer essa integração funcionar (pois sei que há ferramentas no mercado que fazem justamente esse tipo de integração).

Obrigado pela ajuda!!

14 answers to this question

Recommended Posts

• 0

Eu faço isto para você!

@rodrigojob não entendi bem o que você quis dizer rsrsrs.

Quer dizer que vai me instruir como fazer isso através da API do ML, ou está se oferecendo para fazer você mesmo?

Se puder me colocar na direção certa, agradeceria muito!

Obrigado pelo retorno!!

• 0

@rodrigojob não entendi bem o que você quis dizer rsrsrs.

Quer dizer que vai me instruir como fazer isso através da API do ML, ou está se oferecendo para fazer você mesmo?

Se puder me colocar na direção certa, agradeceria muito!

Obrigado pelo retorno!!

temos 2 opções para resposta do rodrigojob:

opção 1: ele foi irônico (pois o que você está pedindo basicamente é para que desenvolvam todo um sistema complexo)

opção 2: ele realmente fará isso para você, obviamente mediante pagamento ($$$)

apostaria na 1, mas não descartaria a 2

caso queira oferecemos esse serviço, pagamento por hora ou por projeto, basta informar detalhes inbox

• 0

editei minha resposta para melhor compreensão

Como eu desconfiava rsrs...

Deixa eu ser um pouco mais específico: eu sou desenvolvedor, e já tenho toda a parte sistêmica desenvolvida e funcional (inclusive a integração com o ML).

A única coisa que falta é conseguir obter as informações dos usuários que fizerem perguntas nos anúncios do meu cliente, "só isso". Já recebo as notificações de pergunta com o ID do usuário, só preciso saber qual endpoint "mágico" da API do ML eu devo chamar para obter e-mail, nome, de repente até telefones do usuário.

É possível fazer isso?

• 0

Como eu desconfiava rsrs...

Deixa eu ser um pouco mais específico: eu sou desenvolvedor, e já tenho toda a parte sistêmica desenvolvida e funcional (inclusive a integração com o ML).

A única coisa que falta é conseguir obter as informações dos usuários que fizerem perguntas nos anúncios do meu cliente, "só isso". Já recebo as notificações de pergunta com o ID do usuário, só preciso saber qual endpoint "mágico" da API do ML eu devo chamar para obter e-mail, nome, de repente até telefones do usuário.

É possível fazer isso?

Sim, você pode obter informações do usuário, está tudo na documentação. Obviamente dados como : endereço, telefone, email, não são fornecidos pelo Mercado Livre em uma consulta publica (onde o cliente não realizou uma compra)

uma pergunta minha: você mencionou acima "Usuário X faz uma pergunta em um dos anúncios do meu cliente" . está desenvolvendo em ambiente sandbox para uso próprio ou em produção para alguma empresa?

• 0

Sim, você pode obter informações do usuário, está tudo na documentação. Obviamente dados como : endereço, telefone, email, não são fornecidos pelo Mercado Livre em uma consulta publica (onde o cliente não realizou uma compra)

uma pergunta minha: você mencionou acima "Usuário X faz uma pergunta em um dos anúncios do meu cliente" . está desenvolvendo em ambiente sandbox para uso próprio ou em produção para alguma empresa?

Sim sim, implementei como orienta a documentação, exatamente como vc disse, eu recebo somente os dados públicos (o que é esperado).

O que eu queria saber é se há uma forma de obter os dados "privados" dos usuários que fizerem perguntas nos anúncios.

Resposta à sua pergunta: o objetivo final é produção, a ser usado por várias empresas (que são clientes do sistema que usará essa ferramenta de integração). Por enquanto estou testando com usuários fake no ML - crio o anúncio com um usuário e faço uma pergunta nele com outro usuário.

• 0

uma dica: NUNCA crie usuários "Fake", use o recurso de usuários teste do Mercado Livre, criar usuários de verdade para teste poderá causar sua expulsão do Mercado Livre

• 0

utilize o access_token e faça GET de um buyer que fez a pergunta, como são categorias de anúncios que permitem troca de dados entre os vendedor e comprador é possível que você veja os dados do interessado.

Eu não anuncio nestas categorias, mas "acho" que são os mesmo dados que deve aparecer em "vendas/dados dos interessados" no menu do frontend

• 0

utilize o access_token e faça GET de um buyer que fez a pergunta, como são categorias de anúncios que permitem troca de dados entre os vendedor e comprador é possível que você veja os dados do interessado.

Eu não anuncio nestas categorias, mas "acho" que são os mesmo dados que deve aparecer em "vendas/dados dos interessados" no menu do frontend

também não trabalhamos com essas categorias, mas mesmo sendo categorias que permitem trocas de dados eu acredito que o ML não forneça do comprador, isso porque imagina o inconveniente: você faz uma pergunta em um carro, e depois o vendedor fica insistentemente te mandado mensagens no celular, email, whatsapp, orkut, icq, sinal de fumaça.... rsrs ... acredito que só o comprador tenha acesso ao telefone e não o contrário

• 0

também não trabalhamos com essas categorias, mas mesmo sendo categorias que permitem trocas de dados eu acredito que o ML não forneça do comprador, isso porque imagina o inconveniente: você faz uma pergunta em um carro, e depois o vendedor fica insistentemente te mandado mensagens no celular, email, whatsapp, orkut, icq, sinal de fumaça.... rsrs ... acredito que só o comprador tenha acesso ao telefone e não o contrário

Pois é, o senso comum me diz que de forma alguma vou conseguir os dados privados do potencial comprador, pois isso me permitiria explorar a base do ML, como você disse.

Devo considerar que não tem jeito então? Ou vcs veem alguma forma?

Ah, e muito obrigado pela ajuda!

• 0

Pois é, o senso comum me diz que de forma alguma vou conseguir os dados privados do potencial comprador, pois isso me permitiria explorar a base do ML, como você disse.

Devo considerar que não tem jeito então? Ou vcs veem alguma forma?

Ah, e muito obrigado pela ajuda!

Para o que pretende fazer realmente não é possível

• 0

Entendi.

Muito obrigado pela ajuda @mldev e @rodrigojob!!

Cara to tentando fazer isso tbm achei isso no site do mercado livre http://developers.mercadolibre.com/pt-br/gerenciamento-perguntas-respostas/

Recursos e conexões relacionados

Use os recursos a seguir para buscar perguntas por produto ou usuário. É preciso incluir o item_id ou cust:id.

"related_resources": [

"/ itens",

"/ users"

],

"Conexões": {

"item_id": "/ itens /: id",

"seller_id": "/ users /: id"

}

} '

mas não entendi muito bem se serve pra isso