• 0
Jean

Novas Vendas Dúvida Conceitual

Question

Fala pessoal, tudo certo?

Estou com uma dúvida conceitual, pois acho que não entendi a mecânica direito ainda mesmo lendo a documentação, vamos lá:

Quando se efetua uma venda é disparado, via notificação, uma ORDERS, pois bem, em qual campo ela diz que ela é sobre uma nova venda, já que quando por exemplo, eu altero o envio eu também recebo uma ORDERS?

O que está confuso para mim é isto, é como saber o que cada ORDERS se refere, pois aparentemente (digo porque não tenho certeza se é) todas elas são iguais. Claro que deve haver diferença entre elas, talvez até na situação ocorrida, mas se for isso então tenho que salvar no banco e comparar campo a campo para saber o que se trata? (se for isso um campo status falando o que aconteceu seria muito útil)

Bom pessoal, está meio confuso para mim esta parte, eu fiz algumas coisas para pegar as novas vendas mas percebo que sem esta compreensão está difícil andar para frente.

Acho que desta vez consegui me expressar melhor e a propósito eu li documentação, os links que o @Rodrigojob mandou, mas como falei me falta a compreensão conceitual da coisa, pois talvez esteja pensando de forma errada, então se puderem me explicar essa mecânica ficarei muito grato.

Abraços.

12 answers to this question

Recommended Posts

• 0

Ahhh. esta meleca já foi discutida e nada foi feito.

Falta a informação de o que a notificação está realmente notificando. Ela indica o objeto(resource [order/payment/item/question]), mas não o que é que aconteceu.

Então a notificação apenas indica que houve um movimento na order (qual????), seja ele criação, alteração ou encerramento.

A minha solução foi gravar o id, para verificar se a notificação é nova ou não.

descrevo aqui a mesma explicação que estou te dando:

http://developers-forum.mercadolibre.com/index.php?/topic/27-notifica%C3%A7%C3%B5es/?hl=notifications#entry599

outros posts interessantes

http://developers-forum.mercadolibre.com/index.php?/topic/574-expliacacion-notificaciones-gracias/?hl=notifications#entry2698

http://developers-forum.mercadolibre.com/index.php?/topic/784-notificaciones-repetidas/?hl=notifications#entry3350

• 0

Olá @RodrigoJob, então eu não estou louco, hehe, porque pensei como coloquei ai, mas achei que poderia ser outra coisa já que para mim é muito mais fácil um simples Status com o que está acontecendo, enfim bom saber que não estava errado.

Quanto a sua solução também foi o que fiz, mas isso me incomoda por demais, pois é processamento e banda gastas a toa, mas...

Muito obrigado pela sua resposta.

Valeu.

• 0

Olá @RodrigoJob, então eu não estou louco, hehe, porque pensei como coloquei ai, mas achei que poderia ser outra coisa já que para mim é muito mais fácil um simples Status com o que está acontecendo, enfim bom saber que não estava errado.

Quanto a sua solução também foi o que fiz, mas isso me incomoda por demais, pois é processamento e banda gastas a toa, mas...

Muito obrigado pela sua resposta.

Valeu.

Realmente não está louco, mas o ML deve estar pelo tanto de tráfego que ele gera para a prórpia API sem necessidade! rs

como o rodrigojob disse é algo já discutido e nada feito (aliás o que parece é que as dúvidas e necessidades dos desenvolvedores aqui não tem muito valor para o desenvolvimento da API)

como você disse o que todos acabamos tendo que fazer é sempre que chega uma notification fazer um GET da order para comparar os dados ... o complicado é que geram uma notification para cada alteração que possa ocorrer (sendo que para a maioria várias alterações se fazem desnecessárias, como de item enviado)

poderiam facilmente agregar um campo na notification para informar um status, por exemplo: "new" , "shipped" ,etc... mas mesmo já tendo sido sugerido, não o fazem (assim como não colocam um calculador prévio de custos de envio, entre outras coisas mais...)

infelizmente temos que nos virar com o que temos (pois já cansamos de esperar por soluções com base nas necessidades de nós desenvolvedores)

abraços

• 0

Realmente @mldev é um tráfego imenso totalmente desnecessário e pior resolvido com um simples Status, isso é o que dói mais, hehe.

Também tenho essa sensação de que pouco importa a nossa opinião, só eles estão certo e acabou!

É triste, pois como você mesmo disse, gera um tráfego imenso para eles mesmo e para os nossos servidores, isso sem contar o processamento que é gerado nas comparações, fazer-se o que?!

Abraços.

• 0

Mais uma pergunta que não tive como verificar ainda:

Todas as orders para determinado item serão sempre o mesmo número? 

Por exemplo, a venda acontece vem um orders pelo notification, depois despacha ai virá outra orders representando o despacho. Essas orders serão o mesmo número? "/orders/xxxxxx" (no "xxxxxx" se for referente ao mesmo produto que foi vendido o número da de despacho será o mesmo da que foi da notificação de venda?)

Estou contando com isto, pois estou salvando essa numeração então quando entra uma nova order consulto no banco e se não existir significa que é uma nova venda, é assim que to fazendo para pegar as novas vendas, mas se forem diferentes ai rodou tudo, hehehe)

Valeu galera. 

• 0

Danou-se, hehehe, o  xxxxxxx  ("/orders/xxxxxx")  não se repetem, pelo menos até onde consegui checar. Então a minha solução foi por água abaixo!

@rodrigojob, qual id que você grava que se repete? Porque agora fiquei meio perdido.

Valeu.

• 0

a orderid se repete sim. No momento que ocorre a compra e depois nas alterações. Sejam as alterações, envio, qualificação ou encerramento. Antes ainda tinha o pagamento, mas agora a compra está quase que atrelada ao pagamento.

• 0

Tendi, é que aqui nos dados que tinha não se repetiu nenhuma vez, melhor assim então.

A order Id que você fala é o: xxxxxxx  do "/orders/xxxxxx" correto?

Valeu.

• 0

Tendi, é que aqui nos dados que tinha não se repetiu nenhuma vez, melhor assim então.

A order Id que você fala é o: xxxxxxx  do "/orders/xxxxxx" correto?

Valeu.

correto, o id da order seria o xxxxx

toda order recebe um id único que é imutável

• 0

Então @mldev essa era minha dúvida se ela se repete quando se trata da mesma venda? 

O @rodrigojob disse que sim que ela se repete e se assim o for está resolvido meu problema, pois eu estou salvando o orderId no banco e quando entra uma nova eu consulto se ela existe, se não significa que é uma venda nova, agora, como eu disse antes, se ela não se repetir eu fico sem saber que é uma nova venda, tendeu? (Dentro da linha de raciocínio que estou desenvolvendo)

Enfim, se ela se repetir referindo-se a mesma venda, show, tá resolvido e pronto, agora se não se repetir, for única, ai não tenho ideia de como pegar uma nova venda,

Valeu.

• 0

Você receberá várias notificações de uma mesma ORDER. Como já foi dito, um ORDERID nunca será o mesmo em uma outra venda. Entenda o ORDERID como uma chave primária em bancos de dados relacionais.

Uma ORDER pode gerar N notificações.

Abraços,

Wesley.