Sign in to follow this  
ronaldoguedess

Formatar campo "DATA" do Mercado Livre - "2016-04-05T07:08:52.406Z"

Recommended Posts

Todas as datas do mercado livre vem nesse formato:

EX:

received: 2016-04-05T07:08:52.406Z

Existe uma função nativa para desvendar essa data sem usar o explode?

pois não consegui identificar esse formato!

criei uma função usando explode para pegar a data e a hora.. mas gostaria de saber se existe um metodo melhor!

Para não guardar o conhecimento apenas para mim, irei postar aqui caso alguém precise!

Descobri por acaso... mas não encontrei na documentação nada a respeito! talvez exista uma forma melhor.. mas essa foi a que eu encontrei...

A forma que recebemos a data do mercado livre, encontra em Json... nela tem algumas informações a mais como fuso horário... 

Código PHP para converter a data Json!

$a = new DateTime($datadomercadolivre);          //data recebida do mercado livre EX de retorna da var: 2016-04-05T15:07:16.000-04:00
$b = $a->format('d/m/Y H:i');                    //novo formato da data, da pra alterar como desejar.

Apenas sabendo o formato da data é possível converte-la para quaisquer forma possível... 

Acho importante compartilhar o conhecimento, mas é importante compartilhar um conhecimento CORRETO...

JSON não tem nada haver com o formato de data, JSON é uma forma de notação adota pelo JavaScript (JSON = JavaScript Object Notation), sendo amplamente utilizada hoje em outras linguagens

a data está no formato ISO 8601 (https://en.wikipedia.org/wiki/ISO_8601), conforme documentação na área design considerations

http://developers.mercadolibre.com/design-considerations/

pelo visto não leu adequadamente a documentação ... em geral a maioria deixa de lado uma das principais partes das documentações : design considerations (onde é explanado todas as convenções utilizadas) e parte direto pro "vamo copiando e colando e vê no que dá..."

confirme disse acho importante compartilhar conhecimentos, mas conhecimentos válidos e não redundantes, essas informações estão na documentação e a função DateTime é uma função básica do PHP (linguagem por sinal simples e que possui vasta documentação em PHP.net)

Realmente... estou vendo um pouco mais sobre isso!

até notei que o exemplo que postei acima esta com bug...

ele pega o horário errado... 

algum erro por causa do timezone...

alguém sabe como consertar?

consertar!!!!!

já foi discutido timezone no fórum. use o campo de pesquisa.

E por mais incrível que pareça eu forneci o código

_____________________________________________________________________________________________

Desenvolvedor ASP PHP/CSS Javascript/Jquery SQL MySQL ORACLE LabVIEW  VB ...

e agora corretor ortográfico deste fórum

;)

Sério? não estou encontrando...

pesquisei tudo que veio na cabeça já! :(

Todas as pesquisas retornam para esse tópico! :(

uma solução que encontrei foi usar o date_add:

date_add($a,date_interval_create_from_date_string("-03 hours"));

Se puder compartilhar a forma correta de manipular essa data vai me ajudar...

desde já... Obrigado!

Conforme eu falei já compartilhei.

Você deve estar utilizando a pesquisa no campo search pré-setado com "this topic", mude para "forums" e encontrará.

Olha eu aqui ensinando como se usa um forum...

A solução que você desenvolveu não é eficiente, pois quando entrar o horário de verão o cálculo falhará.

Vale lembrar que o uso do ISO 8601 é devido ser relativo ao calendário gregoriano, adotado (ou imposto) por muitas nações como forma de unificar os calendários e evitar transtornos.

Há uma curiosidade sobre este calendário: ele substituiu o calendário juliano, para corrigir erros de cálculos periódicos, a data do equinócio de primavera(hemisfério norte) em 10 dias (agora é 21 de março) e que acabou suprimindo estes 10 dias na história, de 5 a 14 de outubro de 1582. Então se você encontrar um documento datado neste intervalo ele pode ser falso. :)

O calendário juliano já tem uma história interessante, pois o Julio Cesar incluiu 2 meses no calendário de Rômulo(romano) que só continha 10 meses, fazendo que o número do mês não mais se valesse pelo nome. Ora, se Setembro é parecido com 7, porque é o mês 9? E assim por diante até dezembro. Ainda ganhou como homenagem do senado o seu nome no sétimo mês do ano e mais tarde Augustus, outro FDP, trocou o nome do mês de sextilis(oitavo mês) para agosto (Augustus).

Se a conta do número do mês não bate deve ser porque o ano começava em março e então o calendário foi deslocado para cima e não para baixo :)

hahaha. realmente... eu não estava alterando para tópicos... eu encontrei.. obrigado...

muito interessante essa explicação que você passou acima... agora conheci um pouco da história!

Postando o código com umas alterações pra facilitar quem esta iniciando!

nele acrescentei a função do datatime (diff) e mostrei como calcular a diferença de datas!

O código abaixo é uma alteração pra postar, o que estou usando esta um pouco diferente...

Acredito que poderá ajudar alguém!

$timehoje = new DateTime('NOW'); //pega data atual para usar no calculo de diferença que sera mostrado no final do código.

$tz = new DateTimeZone('America/Sao_Paulo');
$dh = new DateTime($question->date_created); //campo do mercado livre que deseja pegar a data e corrigir para exibir: $question->date_created 
$dh->setTimeZone($tz);

$datahora = $dh->format('d/m/Y H:i:s'); //Caso queira personalizar a forma de mostrar a data, é só alterar aqui.
echo "Data Correta: $datahora <br>";

$intervalo = $timehoje->diff( $dh ); //para mostrar quantas horas/dias/mes

echo $intervalo->d; //mostra a quantidade de dias
echo "<br>";
echo $intervalo->m; //mostra a quantidade de minutos
echo "<br>";
echo $intervalo->h; //mostra a quantidade de horas
echo "<br>";

unset($dh);
unset($datahora);
unset($tz);
unset($intervalo)