• 0
Jean

Saber quando boleto foi impresso

Question

Fala galera!

 

Eu não recebo notificação quando o cliente apenas imprime o boleto e não efetua o pagamento, tem como pegar esta informação?

 

Estou procurando e não estou achando, se alguém tiver o caminho das pedras fico grato.

 

Obrigado.

Share this post


Link to post
Share on other sites

9 answers to this question

Recommended Posts

  • 0

Tem como saber quando o Boleto foi gerado pelo date_created do Collection:

GET /collections/{collection_id}

Retorna estes dados:

            [site_id] => MLB
            [date_created] => 2018-01-30T19:24:41.000-04:00
            [date_approved] =>
            [money_release_date] =>

Também dá pra fazer uma busca na API do MP pelos últimos Payments (Collections) e descobrir quais tem o payment_type_id = "ticket"

GET /v1/payments/search

Inclusive retorna o OrderId (caso seja uma compra do ML)

Share this post


Link to post
Share on other sites
  • 0

Essa data se refere de quando o Boleto foi gerado, não impresso. Tem compradores que iniciam o pedido (Order) e não escolhem um meio de pagamento, e dias depois escolhem Boleto e o Boleto é gerado.

Exemplo:

20/01 - Comprador clica em comprar, avança, mas não escolhe a forma de pagamento
28/01 - Comprador volta no pedido e escolhe pgto por Boleto

Neste caso o date_created do Order será 20/01, e o date_created do Collection será 28/01 e a data de vencimento do Boleto será 31/01.

Acredito que a grande maioria nem imprime o Boleto, usa só os números, até mesmo porque muita gente nem computador tem (usam só smartphone), quanto mais impressoras.

Share this post


Link to post
Share on other sites
  • 0

Na verdade o Elvis ressuscitou um tópico de 2016. O ML não envia mais notificação para pagamentos não confirmados (já enviou, mas parou faz tempo) então não tem uma forma de receber esta informação. O que pode ser feito é o caminho contrário, pesquisando na API os pagamentos pendentes do tipo boleto (é redundante, já que Pendente só se aplica a boleto, mas é mais seguro). A informação do momento que foi gerado não é muito garantida, mas pode-se usar como base a data de criação do pagamento, embora não podemos fazer muita coisa com isso além de exibir, pois nem mesmo podemos inferir regras se o boleto é válido ou não, pois o MP não segue uma lógica quanto a isso e o boleto pode ser renovado (antes era automático, agora não é mais, precisa da ação do comprador) ou cancelado antes do vencimento caso o usuário altere a forma de pagamento.

Share this post


Link to post
Share on other sites
  • 0
20 hours ago, Diogenes Lima said:

Na verdade o Elvis ressuscitou um tópico de 2016. O ML não envia mais notificação para pagamentos não confirmados (já enviou, mas parou faz tempo) então não tem uma forma de receber esta informação. O que pode ser feito é o caminho contrário, pesquisando na API os pagamentos pendentes do tipo boleto (é redundante, já que Pendente só se aplica a boleto, mas é mais seguro). A informação do momento que foi gerado não é muito garantida, mas pode-se usar como base a data de criação do pagamento, embora não podemos fazer muita coisa com isso além de exibir, pois nem mesmo podemos inferir regras se o boleto é válido ou não, pois o MP não segue uma lógica quanto a isso e o boleto pode ser renovado (antes era automático, agora não é mais, precisa da ação do comprador) ou cancelado antes do vencimento caso o usuário altere a forma de pagamento.

Concordo contigo Diógenes, este é um caminho.
Mas a redundância não é exata, pois há também o cartão não autorizado.
Não vejo utilidade para ver os boletos impressos. A utilidade é listar todas as vendas em aberto com as devidas pendências de pagamento.

Share this post


Link to post
Share on other sites
  • 0
5 minutes ago, rodrigojob said:

Concordo contigo Diógenes, este é um caminho.
Mas a redundância não é exata, pois há também o cartão não autorizado.
Não vejo utilidade para ver os boletos impressos. A utilidade é listar todas as vendas em aberto com as devidas pendências de pagamento.

É que o status "pending" se aplica apenas a boleto. Cartão segue outro fluxo que passa por "in_process" e não "pending".

Share this post


Link to post
Share on other sites
  • 0
On 01/02/2018 at 12:27 PM, Diogenes Lima said:

É que o status "pending" se aplica apenas a boleto. Cartão segue outro fluxo que passa por "in_process" e não "pending".

[status] => payment_required
quando
     [status] => rejected
     [status_code] => 
     [status_detail] => cc_rejected_insufficient_amount
Não é "pending" , mas a venda fica aberta esperando a troca da forma de pagamento ou uma nova tentativa

Share this post


Link to post
Share on other sites
  • 0
On 02/02/2018 at 10:58 PM, rodrigojob said:

[status] => payment_required
quando
     [status] => rejected
     [status_code] => 
     [status_detail] => cc_rejected_insufficient_amount
Não é "pending" , mas a venda fica aberta esperando a troca da forma de pagamento ou uma nova tentativa

Sim, mas eu estava falando apenas do caso de Boleto não pago (não confirmado ainda), que foi o assunto original do tópico. Note que o status "pending" só se aplica a boleto, então se quiser recuperar boletos não identificados, o mais seguro é informar status e tipo na pesquisa, mas somente o status "pending" já traria os dados. Informar o tipo para este caso é redundante, mas mais seguro. ;)

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now