• 0
Sign in to follow this  
Diogenes Lima

Problema em Notificações para novos usuários

Question

Como não encontrei uma categoria específica para esta dúvida, postei aqui :D

Quando um usuário novo faz a autorização da minha aplicação, só começo a receber as suas notificações após aproximadamente 24 horas. Isto começou a aproximadamente 2 meses. Antes era imediato. Isto é um bug ou passou a ser uma característica das notificações?

Também notei que ao alterar a URL onde recebo as notificações, esta alteração só passa a valer e só passo a receber as notificações na nova URL após quase 24 horas também. Antes demorava alguns minutos apenas. Isto também é um bug ou uma característica da API?

4 answers to this question

Recommended Posts

• 0

Diogenes,

suas perguntas me fizeram lembrar de uma coisa:

O ML dividiu os serviços em diversos servidores e eles se comunicam e sincronizam periodicamente. 

Então, provavelmente o serviço que atualiza as informações de notificações está com a programação de sincronizar apenas 1 vez por dia!!!

Isto é pouco, pelo menos de hora em hora. Igual a telesena!

• 0

Rodrigo, acho que poderia ser isso se tivesse um horário específico no dia para passar a receber as notificações.

O estranho é que no primeiro caso as notificações só passam a chegar após quase 24 horas. Se um usuário autoriza as 15h e outro as 16h, somente no dia seguinte, perto de 15h começam a chegar as notificações do primeiro e somente perto de 16h começam a chegar as notificações do segundo. E só chega o que eles fizeram daí prá frente e não desde que autorizaram a aplicação. Até entendo que o sistema possa precisar de alguns minutos para começar a disparar as notificações, mas 24 horas é muito tempo. Aí recebo muitos questionamentos de usuários que recebem vendas e elas não aparecem no meu sistema. Alguns até deixam de usar e reclamam que os dados não são sincronizados.

No segundo caso, é que às vezes o sistema sobrecarrega e preciso alterar o endereço de tratamento das notificações para reduzir a carga do servidor primário. Aí não atualiza logo. Fica quase 24 horas enviando notificações no endereço antigo e nada no atualizado. Antigamente demorava alguns minutos, sendo que as notificações que tinham sido encaminhadas para o anterior e não foram processadas, continuavam sendo enviadas para lá (isso é aceitável), mas as novas já eram direcionadas para o endereço atualizado. Hoje eu resolvo isso alterando direto no DNS, mas aí prá dar certo tenho que deixar o DNS com um intervalo curto de propagação.

As duas situações passaram a acontecer no mesmo tempo e notei isso a aproximadamente 3 ou 4 meses. Já até comentei com um contato lá no ML, mas ficaram de verificar e nada de resposta.

• 0

Olá Diogenes!

O estranho é que no primeiro caso as notificações só passam a chegar após quase 24 horas. Se um usuário autoriza as 15h e outro as 16h, somente no dia seguinte, perto de 15h começam a chegar as notificações do primeiro e somente perto de 16h começam a chegar as notificações do segundo. E só chega o que eles fizeram daí prá frente e não desde que autorizaram a aplicação. Até entendo que o sistema possa precisar de alguns minutos para começar a disparar as notificações, mas 24 horas é muito tempo. Aí recebo muitos questionamentos de usuários que recebem vendas e elas não aparecem no meu sistema. Alguns até deixam de usar e reclamam que os dados não são sincronizados.

realmente o que podemos fazer é somente especular o que pode ser, afinal o ML não nos dá informações precisas, quanto aos clientes cabe a nós informarmos a eles que é normal um prazo de 24hs para sincronização (e que esta depende do ML)

No segundo caso, é que às vezes o sistema sobrecarrega e preciso alterar o endereço de tratamento das notificações para reduzir a carga do servidor primário. Aí não atualiza logo. Fica quase 24 horas enviando notificações no endereço antigo e nada no atualizado. Antigamente demorava alguns minutos, sendo que as notificações que tinham sido encaminhadas para o anterior e não foram processadas, continuavam sendo enviadas para lá (isso é aceitável), mas as novas já eram direcionadas para o endereço atualizado. Hoje eu resolvo isso alterando direto no DNS, mas aí prá dar certo tenho que deixar o DNS com um intervalo curto de propagação.

acredito que neste segundo caso deva repensar em seu sistema e como está trabalhando seus servidores, por via de regra um endpoint de notificação deve ser estático, não é recomendável que fique alterando-o frequetemente