• 0
Rodrigo

[Sugestão] De onde veio uma venda

Question

Olá pessoal, 

Gostaria de dar uma sugestão para a o Mercado Livre e a API de modo geral. 

Poderia ter uma forma de por informações adicionais em um link de um produto para a gente poder saber de de onde um visitante veio para nosso anúncio. Seria como se fosse uma tag utm para sabermos de qual campanha uma venda veio.

Por exemplo se eu quero fazer um anúncio no Facebook para um produto. Então vamos pegar este produto como exemplo: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-701458485-caixa-de-som-portatil-jbl-go-wireless-black-by-harman-_JM?src=facebook-ads-v143

Repare que coloquei no link o ?src=facebook-ads-v143 

Isso identificaria e gravaria em um cookie que o visitante veio deste meu anúncio. Caso ele efetue a compra neste mesmo momento ou compre posteriormente esse valor (facebook-ads-v143) seria gravado na api de orders. (source : facebook-ads-v143). Seria ótimo se ainda tivesse a data quando este visitante foi marcado com o cookie no endpoint de order, por exemplo:

/orders/143857673829

{

id: 143857673829

source: {

date: 2017-08-05T20:32:31, 

key: facebook-ads-v143

}

}

Isso ajudaria muito em saber o ROI de uma campanha entre outras coisas.

O que acham?

[ ]'s

[UPDATE]

No caso o source poderia ser até uma lista já que este visitante poderia ser impactado por várias campanhas diferentes, como uma inicial de captação e posteriormente uma outra campanha de remarketing. Saberíamos de onde ele veio da primeira vez e depois por qual campanha de remarketing ele foi impactado. Ficaria o json assim:

/orders/143857673829

{

id: 143857673829

source: {

[

date: 2017-08-05T20:32:31, 

key: facebook-ads-v143

],         

[

date: 2017-08-08T02:32:31, 

key: remarketing-facebook-v3

], 

}

}

[UPDATE 2]

Ao meu ver isso seria bom tanto para os vendedores que iriam conseguir saber o ROI de suas campanhas como citei acima. Um vendedor que esteja fazendo publicidade de um produto e tendo ROI positivo, iria acabar investindo mais nesta campanha para ter mais vendas do produto. E isso obviamente seria bom para o Mercado Livre já que com essas métricas os vendedores aumentariam as vendas pois estariam investindo mais, melhor e de maneira mais inteligente em anúncios online.

Edited by Rodrigo

0 answers to this question

Recommended Posts

There have been no answers to this question yet