• 0
Dilnei Soethe Spancerski

SDK para gerenciamento mais completo

Question

Pessoal

Tenho integrado minha loja virtual via API de forma manual e nessa integração precisei fazer diversas validações, se permite ou não alterar, isso de acordo com se foi vendido ou não..

Enfim, essa integração já deu muitos problemas, e precisar sempre mexer em algo é complicado, então a vontade de refatorar é grande, mas o medo de quebrar algo é maior.

Gostaria de saber se existe alguma SDK pronta que vocês usam que já segue todas as validações que precisam ser feitas de acordo com cada situação, sendo vendas feitas ou não, categorias que obrigam usar variações etc..  Ou seja, onde a sdk se responsabilize em conectar com o mercadolivre, verificar as configurações e validar.. Tudo que eu teria de fazer é enviar o objeto e a sdk se vira em me retornar as informações..

Existe algo assim pronto ou é pedir muito?

12 answers to this question

Recommended Posts

• 0
On 28/09/2017 at 3:54 PM, Dilnei Soethe Spancerski said:

Pessoal

Tenho integrado minha loja virtual via API de forma manual e nessa integração precisei fazer diversas validações, se permite ou não alterar, isso de acordo com se foi vendido ou não..

Enfim, essa integração já deu muitos problemas, e precisar sempre mexer em algo é complicado, então a vontade de refatorar é grande, mas o medo de quebrar algo é maior.

Gostaria de saber se existe alguma SDK pronta que vocês usam que já segue todas as validações que precisam ser feitas de acordo com cada situação, sendo vendas feitas ou não, categorias que obrigam usar variações etc..  Ou seja, onde a sdk se responsabilize em conectar com o mercadolivre, verificar as configurações e validar.. Tudo que eu teria de fazer é enviar o objeto e a sdk se vira em me retornar as informações..

Existe algo assim pronto ou é pedir muito?

O SDK já é um facilitador (muleta) para facilitar o desenvolvimento,  o que você quer não existe... não existe algo mágico que já realize todo trabalho conforme sua necessidade... cada situação é única, assim como cada caso de uso, e portanto cabe a cada desenvolvedor criar conforme a necessidade da aplicação

• 0
On 30/09/2017 at 11:22 AM, rodrigojob said:

@mldev , pode existir sim, pode ser que alguém fez um paralelo com models, por exemplo.
Tem sistemas de outros marketplaces que estão abertos assim

Exatamente o que eu imagino, não precisa ser "mágica" pra isso acontecer, pois existem padrões de projeto e certas regras a serem seguidas para o correto funcionamento da integração..

• 0

@rodrigojob e @Dilnei Soethe Spancerski,

em outros casos (marketplaces) realmente existem SDKs mais completas, que validam campos evitando erros de tipagem ou excesso de caracteres, mas no caso do ML que estamos falando, não existe (até porque eles não divulgam muitos desses dados importantes como tamanho de campos)

eu particularmente não gosto de SDKs, geralmente abstrai muito a API e acho que essa distância entre o código real é prejudicial ao programador...rs

mas se tratando do ML acho particularmente pior criar um novo SDK porque não teria suporte do ML (a oficial já fica lá abandonada e o pessoal dificilmente aparece por aqui), então teria que ser mantida pelos desenvolvedores (que são suuuuuper colaborativos... aparecem aqui só quando tem problemas, querendo código pronto e depois somem), some isso ao fato do ML quase nunca nos informar das mudanças (e muitas delas ocorrem primeiro no front do ML e depois ou nunca na API)

• 0
20 hours ago, mldev said:

até porque eles não divulgam muitos desses dados importantes como tamanho de campos

Fantástico!

20 hours ago, mldev said:

a oficial já fica lá abandonada e o pessoal dificilmente aparece por aqui

O código do SDK tem sido alterado pela comunidade do Git. 

Eu curto SDK :]

22 hours ago, Dilnei Soethe Spancerski said:

mantermos um padrão de qualidade de código.

On ML não tem constância e qualidade no código deles, pode ficar insuportável a carga de alterações.

No momento estou integrando com um maior e o SDK deles é de 2011-2013 a última atualização e funciona!

Na verdade achei um erro recorrente e já reportei.

• 0
23 hours ago, Dilnei Soethe Spancerski said:

E então pessoal, pelo visto ninguém pensou em algo assim ainda.. Ou se pensou, não divulgou.. Seria interessante o desenvolvimento de algo assim para então mantermos um padrão de qualidade de código.

@Dilnei Soethe Spancerski para que você não fique chateado comigo por não entrar de cabeça nisso vou te passar um pedacinho do meu trabalho. Tenho um script que verifica os campos retornados da API, para alguns endpoints, e se há adição ele indica.

Boa sorte

• 0
26 minutes ago, Jean C. Garcia said:

Olá @mldev , @Dilnei Soethe Spancerski  e @rodrigojob
Eu desenvolvi o SDK do Moip, que hoje o proprio moip pegou para dar manutenção

Mandem email para mim com o githib de vocês, podemos cobrir a API do Mercado Livre também!

Opa, show de bola, eu utilizo a sdk do moip, está muito show!

Qual seu e-mail? você quer a página no git ou o repositorio do mercadolivre?

• 0
1 hour ago, Dilnei Soethe Spancerski said:

Opa, show de bola, eu utilizo a sdk do moip, está muito show!

Qual seu e-mail? você quer a página no git ou o repositorio do mercadolivre?

Pagina do git, o repositório ja vou criar!

jeancesargarcia@gmail.com

Edited by Jean C. Garcia

• 0

Olá Pessoal; 

Tenho alguma coisa em PHP orientado a objetos, quando criar o projeto no git posta aqui, acredito que podemos fazer um SDK que vai alem de autenticação (que é o que tem hoje)

Abraços.

• 0
On 05/12/2017 at 2:33 AM, Lucas Vianna said:

Olá Pessoal; 

Tenho alguma coisa em PHP orientado a objetos, quando criar o projeto no git posta aqui, acredito que podemos fazer um SDK que vai alem de autenticação (que é o que tem hoje)

Abraços.

show de bola, coloca aew pra gente dar uma analisada e melhorar :)

acredito que podemos conseguir algo muito melhor que a atual sdk :)