• 0

Question

Boa tarde pessoal

Um atendente do MercadoLivre, via chat, informou que não haverá mais opção de SKU.

Alguém tem a confirmação dessa informação? E sabem se via API também não será mais possível cadastrar SKU? Vai ter algum outro campo equivalente? Como seria feito para controlar estoque, por exemplo, sem um código interno do vendedor?

Segue trecho escrito pelo atendente:

Sim, agora por funcionalidade não teremos mais essa opção de SKU, mas vou registrar a sua insatisfação quanto ao tema. Peço desculpas pelo inconveniente, e de verdade todas as ações são tomadas para justamente poder facilitar e ajudar quanto as vendas!

15 answers to this question

Recommended Posts

• 0

ACHO que o atendente viajou na maionese. Esta foi a coisa mais importante para os grandes players entrarem. É o que você parametriza para saber que item enviar.

Para você ter ideia, antes de existir o seller_custom_field (SKU) eu usava uma parte do título para controlar as vendas.

• 0

@miltonbastos, não dá pra levar em consideração o que os atendentes falam porque eles entendem somente da parte de front do ML (e olhe lá!rs), clientes nossos já repassaram chats que dá até medo da falta de informação que o pessoal tem...

pode até ser que lá deixe de existir o recurso de SKU no front do ML (não sei nem como funciona por lá pois não acesso essa área) ... mas duvido que retirem o seller_custom_filed pois é fundamental para os grande players como o @rodrigojob citou

• 0
Just now, mldev said:

@miltonbastos, não dá pra levar em consideração o que os atendentes falam porque eles entendem somente da parte de front do ML (e olhe lá!rs), clientes nossos já repassaram chats que dá até medo da falta de informação que o pessoal tem...

pode até ser que lá deixe de existir o recurso de SKU no front do ML (não sei nem como funciona por lá pois não acesso essa área) ... mas duvido que retirem o seller_custom_filed pois é fundamental para os grande players como o @rodrigojob citou

Concordo totalmente, sei que os atendentes tem conhecimento zero de tecnologia.

O que aconteceu é que realmente o campo SKU sumiu do front-end, e por isso surgiu essa preocupação.

No meu caso, ainda estou começando a desenvolver um módulo que depende totalmente do SKU, e seria uma perda enorme de tempo iniciar algo que de repente fosse morrer em poucos dias. Espero que realmente não se concretize.

• 0
1 minute ago, miltonbastos said:

Concordo totalmente, sei que os atendentes tem conhecimento zero de tecnologia.

O que aconteceu é que realmente o campo SKU sumiu do front-end, e por isso surgiu essa preocupação.

No meu caso, ainda estou começando a desenvolver um módulo que depende totalmente do SKU, e seria uma perda enorme de tempo iniciar algo que de repente fosse morrer em poucos dias. Espero que realmente não se concretize.

a dica que te dou (de quem está a tempo desenvolvendo no ML) é: nunca dependa das informações do sistema do ML, crie seus próprios recursos de controle em seu sistema porque o ML muda as coisas de uma hora para outra e você pode ficar na mão

• 0
Just now, mldev said:

a dica que te dou (de quem está a tempo desenvolvendo no ML) é: nunca dependa das informações do sistema do ML, crie seus próprios recursos de controle em seu sistema porque o ML muda as coisas de uma hora para outra e você pode ficar na mão

Perfeito, muito obrigado!

• 0
On 23/11/2017 at 1:30 PM, miltonbastos said:

O campo sumiu porque você não é vendedor profissional, quando passar a ser MercadoLider ele volta.
Mas pela API você manipula esta informação sem problema

• 0
On 25/11/2017 at 8:47 PM, rodrigojob said:

O campo sumiu porque você não é vendedor profissional, quando passar a ser MercadoLider ele volta.
Mas pela API você manipula esta informação sem problema

sério que eles só liberam SKU no front para MercadoLider???? então poder controlar melhor os produtos é um "privilégio" de MercadoLíderes???

• 0

Realmente é estranho!

Se for verdade, acaba abrindo brecha pra gente especular motivos. Algo que eu não gosto de fazer, fatalmente acaba acontecendo em casos como esse.

Algo que já estava pronto, funcionando, por qual motivo ser retirado? Para forçar utilização do BackOffice? 

Agora é torcer para que realmente NÃO tirem o SKU da API, o que seria péssimo.

• 0

como eu vi uma conta "cair", saiu de MercadoLider eu também vi o campo "sumir".
Mas dá para trabalhar normalmente pela API.

Afinal de contas, front-end é para quem não é profissional. É para iniciantes, eventuais, ...
O que complica é a falta de recursos entre o front-end e a API, tem coisas que aparece num e falta no outro. ai, ai

Edited by rodrigojob

• 0

@rodrigojob e @miltonbastos,

o Mercado Livre está sumindo com o SKU de um de nossos clientes (só para deixar claro se trata de um perfil platinum, que sempre foi platinum e o manuseio do SKU sempre é pela API), simplesmente onde existia o SKU colocaram um valor NULL

resta saber se foi proposital do ML ou mais uma falha na plataforma

• 0
7 minutes ago, mldev said:

o Mercado Livre está sumindo com o SKU de um de nossos clientes (só para deixar claro se trata de um perfil platinum, que sempre foi platinum e o manuseio do SKU sempre é pela API), simplesmente onde existia o SKU colocaram um valor NULL

Isso é preocupante!

E o pior é que ficamos no escuro, sem saber o motivo e sem saber o que fazer. Bem complicado tentar se planejar para desenvolver algo sem saber o que ML vai fazer amanhã ou na próxima semana.

• 0

@miltonbastos, realmente muito preocupante, aqui já foi tirado o foco no desenvolvimento de novas funcionalidades para o ML justamente por isso, as coisas "somem", notificações não chegam e o pior é que quando o cliente entra em contato com o chat do ML eles dizem que lá está tudo certo e o cliente passa a achar que a nossa empresa é que está com problemas... ou seja, fica ruim pra gente, não pro ML

• 0
9 hours ago, mldev said:

K7!

seu dizer de que é um platinum é para inibir o comentário da ocultação do campo para quem é simples, mas na API isto existe para todos os usuários, de novatos a lojas oficiais.
Foi apagado, não desapareceu o campo do item, foi o conteúdo do campo.

Só de um cliente? Se foi só de um não pode ter sido um erro de leitura de base e atualização de dados?
Eu erro. Eu erro e fiz besteira estes dias numa base de dados. Zerei todos os rastreamentos de envios, 20000.

Bem, com uma santa paciência dá para retornar os SKUs se você teve a santa ideia de vincular o id do anúncio a cada venda, ou usar o endpoint order, onde ainda está registrado o seller_custom_field para fazer um update no endpoint item. 
ai, ai

Mas o que é o tópico e assunto continua sem explicação. Como ou quem zerou?

Teoria da conspiração: este usuário tem outra aplicação autorizada?
[ a culpa é sempre dos outros :)  ] 

hashtagestouindignado
(tem que ser por extenso porque não é mais aceita a marcação HTML)

• 0
On 08/12/2017 at 7:55 PM, rodrigojob said:

Só de um cliente? Se foi só de um não pode ter sido um erro de leitura de base e atualização de dados?
Eu erro. Eu erro e fiz besteira estes dias numa base de dados. Zerei todos os rastreamentos de envios, 20000.

por hora só de um cliente, e sabe o que notei? são todos os anúncios de uma categoria específica (categoria atrelada a uma MARCA) ... quanto a erro não descartamos, mas revisamos os logs de nosso sistema e está tudo ok (então descartamos falha do nosso lado)

Bem, com uma santa paciência dá para retornar os SKUs se você teve a santa ideia de vincular o id do anúncio a cada venda, ou usar o endpoint order, onde ainda está registrado o seller_custom_field para fazer um update no endpoint item. 
ai, ai

felizmente nós temos backup de tudo e não dependemos do SKU do ML para controle, mantemos tudo em nossos DBs... afinal, como sempre digo, não dá pra confiar nos dados do ML

Teoria da conspiração: este usuário tem outra aplicação autorizada?
[ a culpa é sempre dos outros :)  ] 

também pensamos nisso, mas verificamos com o vendedor e ele só tem a nossa aplicação habilitada

Mas o que é o tópico e assunto continua sem explicação. Como ou quem zerou?

agora é que você vai ficar abismado, sabe quem zerou? o MERCADO LIVRE ... como sei disso? porque após restauramos os SKUs, no dia seguinte o ML sumiu novamente com eles (mesmos produtos) ... ligando isso ao fato de todos os produtos serem da mesma categoria (atrelada a uma marca específica) te digo que o mais provável é que sumam sim com o SKU (sendo um dos beta tests que eles costumam fazer sem avisar), forçando um controle por GTIN, já que estão divulgando pros vendedores que a partir de 2 de Janeiro quem tiver a ficha técnica completa terá melhor exposição

hashtagestouindignado
(tem que ser por extenso porque não é mais aceita a marcação HTML)

hashtagestouindignado hashtagestouabismado hashtagestoudesanimado