Question

Olá amigos, bom dia!

Gostaria de ajuda de voces, se não for encomodo.

Estou desenvolvendo um integrador pra um cliente.

Já recebo as notificações dos pedidos, salvo as informações que interessam em banco e tal.

O que está faltando pra mim é apenas saber o custo de cada venda.

Acredito que seria: valor pago - comissão de venda do ML.

Estou duvida em:

1. Como saber essa taxa (comissão)

2. O valor pago já incluí o valor do frete (quando o cliente paga)

Como voces geralmente fazem isso?

Desde já, muito obrigado. 

18 answers to this question

Recommended Posts

• 0
9 hours ago, mldev said:

essas são as comissões por tipo de anúncio, quando você receber uma venda terá que verificar o tipo de anúncio desse item para aplicar a comissão, lembrando que se o frete for "grátis" (ou seja, cobrado do vendedor), o valor da comissão será cobrado também em cima desse frete

Sim sim, fiz dessa forma.

9 hours ago, mldev said:

as comissões para anunciar no Brasil são somente 3:

Premium (12x "sem juros") == 16%

Clássico == 11%

Grátis (para um item usado) == 0%

como não mudam com frequência não necessita ficar consultando com frequência, guarde em um arquivo ou DB para consulta sempre que precisar, e atualize somente quando o ML alterar

Ah sim, boa dica. Vou guardar no db mesmo então. Muito obrigado.

Aqui no forum existe necessidade de encerrar o topico?

• 0
44 minutes ago, viniciusmaboni said:

Olá amigos, bom dia!

Gostaria de ajuda de voces, se não for encomodo.

Estou desenvolvendo um integrador pra um cliente.

Já recebo as notificações dos pedidos, salvo as informações que interessam em banco e tal.

O que está faltando pra mim é apenas saber o custo de cada venda.

Acredito que seria: valor pago - comissão de venda do ML.

Estou duvida em:

1. Como saber essa taxa (comissão)

2. O valor pago já incluí o valor do frete (quando o cliente paga)

Como voces geralmente fazem isso?

Desde já, muito obrigado. 

1. de acordo com o tipo de anúncio

2. a comissão incide sobre o valor do frete caso seja "frete grátis"

• 0

isso vai depender muito de como você quer construir seus sistema, aqui na empresa optamos por ter todos os dados (anúncios, vendas, arvore de categorias, etc) em nossos DBs, e (dizendo a grosso modo) consultamos a partir disso

• 0

O meu é bem simples a principio. Só preciso construir uma base de dados a partir de notificações que chegam. Faço assim:

1. Notificação chega, se for order leio, senão descarto

2. Pego os pagamentos

3. Pego os dados de envio

4. Junto com as informações que me interessam

5. Encontro o valor liquido da venda (só o que falta) a ideia aqui é retirar o custo de frete e comissão

6. salvo na base de dados

Se eu puder ter a relação de custos de comissão na minha base de dados, seria interessante, porém o que não estou sabendo mesmo é a forma correta de obte-la, entende?

• 0
10 minutes ago, viniciusmaboni said:

Uma outra coisa, estou notando que sempre chegam duas notificações juntas, acontece com mais alguem?

toda e qualquer modificação gera uma notificação, em um pedido por exemplo é gerada uma notificação quando o pedido é criado e outra quando o pagamento é confirmado (o que no caso do cartão ocorre praticamente de imediato)

• 0
25 minutes ago, mldev said:

toda e qualquer modificação gera uma notificação, em um pedido por exemplo é gerada uma notificação quando o pedido é criado e outra quando o pagamento é confirmado (o que no caso do cartão ocorre praticamente de imediato)

Ah sim! Entendi, com certeza é isso então. 

• 0
3 hours ago, viniciusmaboni said:

O meu é bem simples a principio. Só preciso construir uma base de dados a partir de notificações que chegam. Faço assim:

1. Notificação chega, se for order leio, senão descarto

2. Pego os pagamentos

3. Pego os dados de envio

4. Junto com as informações que me interessam

5. Encontro o valor liquido da venda (só o que falta) a ideia aqui é retirar o custo de frete e comissão

6. salvo na base de dados

Se eu puder ter a relação de custos de comissão na minha base de dados, seria interessante, porém o que não estou sabendo mesmo é a forma correta de obte-la, entende?

use o padrão, pegue o preço de venda e multiplique pelo valor da comissão do item vendido. Dá erro no arredondamento.
Ou deixe o campo em branco e periodicamente consulte collections e pegue os valores que estarão nos campos  mercadopago_fees e marketplace_fee (estes são os valores das comissões).
Estes campos não são calculados imediatamente no momento da venda, não sei o porque.

Por um acaso você fez uma consulta no http://developers.mercadolibre.com?
ACHO que você pode saber de antemão através de uma consulta, eu não uso isso. Tente: http://developers.mercadolibre.com/pt-br/comissao-por-anunciar/ , veja o campo selling_fee_amount   .

• 0
5 hours ago, rodrigojob said:

use o padrão, pegue o preço de venda e multiplique pelo valor da comissão do item vendido. Dá erro no arredondamento.
Ou deixe o campo em branco e periodicamente consulte collections e pegue os valores que estarão nos campos  mercadopago_fees e marketplace_fee (estes são os valores das comissões).
Estes campos não são calculados imediatamente no momento da venda, não sei o porque.

Por um acaso você fez uma consulta no http://developers.mercadolibre.com?
ACHO que você pode saber de antemão através de uma consulta, eu não uso isso. Tente: http://developers.mercadolibre.com/pt-br/comissao-por-anunciar/ , veja o campo selling_fee_amount   .

Olhei na documentação sim, mas agora que comentou que os campos mercadopago_fees e marketplace_fee creio que esse seja mesmo o problema, esses campos nem aparecem nos json que busco assim que recebo a notificação. talvez eles só apareçam depois que o status muda pra paid*

• 0
20 minutes ago, viniciusmaboni said:

Olhei na documentação sim, mas agora que comentou que os campos mercadopago_fees e marketplace_fee creio que esse seja mesmo o problema, esses campos nem aparecem nos json que busco assim que recebo a notificação. talvez eles só apareçam depois que o status muda pra paid*

não necessariamente, as vezes eles aparecem só muito depois do status ter mudado para paid, ou seja, acaba não sendo muito confiável se basear neles

• 0
Just now, mldev said:

não necessariamente, as vezes eles aparecem só muito depois do status ter mudado para paid, ou seja, acaba não sendo muito confiável se basear neles

entendi... então talvez o ideia seja eu achar outra forma de descobrir a comissão. e já calcular quando eu recebo a notificação.

• 0

essas são as comissões por tipo de anúncio, quando você receber uma venda terá que verificar o tipo de anúncio desse item para aplicar a comissão, lembrando que se o frete for "grátis" (ou seja, cobrado do vendedor), o valor da comissão será cobrado também em cima desse frete

• 0

as comissões para anunciar no Brasil são somente 3:

Premium (12x "sem juros") == 16%

Clássico == 11%

Grátis (para um item usado) == 0%

como não mudam com frequência não necessita ficar consultando com frequência, guarde em um arquivo ou DB para consulta sempre que precisar, e atualize somente quando o ML alterar