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mldev

Opinião: usar variações funciona?

Question

vários de nossos clientes estão deixando de usar variações nos anúncios, basicamente por estes motivos:

- não há como escolher uma foto de capa diferente das fotos das variações (uma que por exemplo contenha todas as cores)

- aumento no trabalho de pré venda (quantidade muito maior de perguntas do tipo "tem na cor X", principalmente quando uma das variações se esgota)

- enorme quantidade de trabalho de pós vendas (os compradores não leem e ou prestam atenção que a variação tem que ser escolhida antes da compra, e enviam por mensagem após a compra o modelo que querem)

- grande aumento nas reclamações e devoluções (justamente pelo comprador não prestar atenção que tem que realizar a escolha na hora da compra, acaba comprando errado, abrindo reclamação e devolvendo o produto)

 

fora isso tem o fato que complicou bastante para nós desenvolvedores, pois essas variações viraram uma boa de uma bagunça (ainda mais com os atributos)

 

qual a opinião de vocês sobre isso????

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5 answers to this question

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e quando tem variações com multiples atributos as fotos muitas veces nao mudam ao elegir a variante.

depois de isso, o que é bom, é que as vendas fiqam acumuladas se voce utiliza variacoes.

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O que eu tenho sugerido no caso de produtos com cores, cadastrar cada cor em um anúncio. Fica mais fácil de as pessoas entenderam, já que elas não leem. 

Contudo, se o produto não tem diferença de cor mas tem variação de tamanho por exemplo, sugiro cadastrar como variação. Como já dito pelo @mldev soma o número de vendas e mesmo após a adição dos atributos a quantidade vendida ainda é o principal fator sobre o posicionamento na busca.  

Sobre a perguntas tem tamanho x e y,  no inicio foi uma enxurrada de perguntas deste tipo, mas isso vem diminuindo conforme o passar do tempo pois as pessoas já estão prestando atenção nas opções de variações abaixo do preço na tela de anúncio do ML. Comparo as perguntas de quando foi implementado o Mercado Envios, "Qual é o frete para o cep .." era só ler mas como era uma prática as pessoas simplesmente não liam, e ainda há pessoas que perguntam sobre o prazo do e valor de frete mesmo sendo Mercado Envio, contudo é muito raro, acredito que isso é uma curva de aprendizado do usuário. 

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O usuário do MercadoLivre tem na memória que é leilão, que o anúncio é apenas do produto da primeira foto(anúncio simples), não confiam nas informações disponíveis, que é só um produto por vez(não existe carrinho) e não sabem que tem calculadora de frete no anúncio.


Os anúncios com variações acumulam muito, mas já percebemos, que estrategicamente, vale a pena duplicar. Um com variações e outro simples, que pode vender mais por ter a foto na capa do anúncio.

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14 hours ago, Lucas Vianna said:

Sobre a perguntas tem tamanho x e y,  no inicio foi uma enxurrada de perguntas deste tipo, mas isso vem diminuindo conforme o passar do tempo pois as pessoas já estão prestando atenção nas opções de variações abaixo do preço na tela de anúncio do ML. Comparo as perguntas de quando foi implementado o Mercado Envios, "Qual é o frete para o cep .." era só ler mas como era uma prática as pessoas simplesmente não liam, e ainda há pessoas que perguntam sobre o prazo do e valor de frete mesmo sendo Mercado Envio, contudo é muito raro, acredito que isso é uma curva de aprendizado do usuário. 

aqui temos métricas desde o início, pois integramos desde quando começou a API, quanto as perguntas de frete pela minha análise diminuíram não porque o cliente aprendeu a pesquisar, mas sim porque o ML primeiro induziu o uso do frete grátis (para ter "maior destaque" nas busca) e depois obrigou o frete grátis em produtos acima de R$120 ... então pela minha análise está mais ligado ao fato do frete grátis em si, pois os clientes que mais perguntam são os menos instruídos, e estes adoram um frete grátis (que nunca é grátis)

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