• 0
YungNeegga

endpoint para requisição de novo access_token não existe 404

Question

recentemente me deparei com o problema de expiração do access_token e vi que poderia criar um novo através do refresh_token e que na documentação, mostra que a URL que deve ser feita a requisição é "https://api.mercadolibre.com/oauth/token?grant_type=refresh_token&client_id=APP_ID&client_secret=SECRET_KEY&refresh_token=REFRESH_TOKEN", porém quando acesso ela, mesma com as credenciais corretas, o resultado é 404, que a página não existe, como proceder?

19 answers to this question

Recommended Posts

• 1

Consegui achar o erro com um amigo, de fato foi falta de atenção, a parte de atualização do token na documentação estava confusa, porque no assunto de Server Side do inicio para o meio do artigo ele pede para requisitar assim:

https://api.mercadolibre.com/oauth/token?grant_type=refresh_token&client_id=ID&client_secret=SecretKey&refresh_token=REFRESH_TOKEN

sendo que o correto é o que esta depois do Fluxo Server Side no passo 4 requsição -c :

https://api.mercadolibre.com/oauth/token?grant_type=authorization_code&client_id=APP_ID&client_secret=SECRET_KEY&code=SERVER_GENERATED_AUTHORIZATION_CODE&redirect_uri=REDIRECT_URI

O que estava diferente era o grant_type no primeiro é refresh_token e o que funciona é authorization_code.

Como requisição é muito parecida eu meio que pulava a leitura completa dela.

Espero que ajuda quem passar por isso.

• 0

Isso acontece comigo algumas vezes . Eu fico tentando em intervalos aleatórios ate conseguir . Mas para seguir essa estratégia você deve tentar atualizar um pouco antes dele vencer (o que é ok , o meu eu começo 15 minutos antes . Raramente eu preciso repetir mais de duas vezes)

• 0

Uma empresa desse tamanho com uma API porca dessas, eu descobri que a requisição não é GET e sim POST, o engraçado  é que no exemplo eles dão uma URL com query string,  ai dá a entender que você envia por GET, consegui usando o SDK mesmo, mas  obrigado

• 0
1 hour ago, YungNeegga said:

Uma empresa desse tamanho com uma API porca dessas, eu descobri que a requisição não é GET e sim POST, o engraçado  é que no exemplo eles dão uma URL com query string,  ai dá a entender que você envia por GET, consegui usando o SDK mesmo, mas  obrigado

infelizmente tenho que concordar, o ideal é criar no seu sistema mecanismos para evitar que você perca o access_token (fazendo novas tentativas) quando o sistema do ML retornar erro na atualização do token (que a cada dia que passa está sendo mais frequente)

• 0
On 4/23/2018 at 1:21 AM, YungNeegga said:

recentemente me deparei com o problema de expiração do access_token e vi que poderia criar um novo através do refresh_token e que na documentação, mostra que a URL que deve ser feita a requisição é "https://api.mercadolibre.com/oauth/token?grant_type=refresh_token&client_id=APP_ID&client_secret=SECRET_KEY&refresh_token=REFRESH_TOKEN", porém quando acesso ela, mesma com as credenciais corretas, o resultado é 404, que a página não existe, como proceder?

On 4/23/2018 at 9:16 AM, gbandoni said:

Isso acontece comigo algumas vezes . Eu fico tentando em intervalos aleatórios ate conseguir . Mas para seguir essa estratégia você deve tentar atualizar um pouco antes dele vencer (o que é ok , o meu eu começo 15 minutos antes . Raramente eu preciso repetir mais de duas vezes)

sendo que já fiz varias requisições e continua a dar 404

• 0
13 hours ago, rodrigojob said:

eu tenho um chron que roda de 5 em 5hs e faz a atualização. Não vejo erro ou mesmo este procedimento tem mais de 1 ano

Como o seu chron Rodrigo? Estou tentando rodar em nodeJs e já fiz varios testes, mas sempre continua retornando 400 ou 404:

https://api.mercadolibre.com/oauth/token?grant_type=refresh_token&client_id=APP_ID&client_secret=SECRET_KEY&refresh_token=REFRESH_TOKEN

image.thumb.png.fe4dc18b1afe00ad71a46754e0b10ae2.png

GET:

{"message":"Error validating grant. Your authorization code or refresh token may be expired or it was already used.","error":"invalid_grant","status":400,"cause":[]}:

• 0

Eu tenho uma classe que faz todos os passos da autenticação.

Eu ia fazer a pergunta de uma coisa simples, mas já vi que você está informando os parâmetros corretos, porque na imagem os dados estão expostos!
Quase que o secret fica aberto, só faltaram 6 dígitos...
Com um pouquinho de esforço algum interessado em fazer besteira consegue acessar sua aplicação e fazer um estrago.

Mas o erro já está te indicando o caminho: Error validating grant. Your authorization code or refresh token may be expired or it was already used
(é, informar o erro ajuda os demais a descobrir o que falta. Ler o erro então, faz com que a pergunta nem precise ser feita)

Você melou o refresh_token. Você já o utilizou, mas no momento que o fez não gravou o novo refresh_token.
Neste caso deve é melhor refazer a autorização pedindo um novo código e depois o token.

• 0
On 7/6/2018 at 9:52 AM, Klebson Lopes said:

Como o seu chron Rodrigo? Estou tentando rodar em nodeJs e já fiz varios testes, mas sempre continua retornando 400 ou 404:

https://api.mercadolibre.com/oauth/token?grant_type=refresh_token&client_id=APP_ID&client_secret=SECRET_KEY&refresh_token=REFRESH_TOKEN

image.thumb.png.fe4dc18b1afe00ad71a46754e0b10ae2.png

GET:

{"message":"Error validating grant. Your authorization code or refresh token may be expired or it was already used.","error":"invalid_grant","status":400,"cause":[]}:

O refresh token só pode ser utilizado uma vez para renovar um token vencido (ou a vencer). Não precisa renovar antes da hora, só quando for usar mesmo, mas por precaução, crie uma rotina de validação do token por tempo e por uso. O pessoal do ML aparentemente permite usar o refresh token 2 vezes para evitar muitos erros, mas sempre que renovar um token, guarde todos os novos dados (access_token, refresh_token, expires_in), porque quando for renovar o token novamente você vai usar o novo refresh token e daí em diante.

Outro detalhe é que este processo é um POST e você deve enviar os dados no corpo da solicitação e não na URL, conforme já foi comentado acima. Use o POSTMAN para fazer testes e não o navegador.

Edited by Diogenes Lima

• 0
21 hours ago, rodrigojob said:

Eu tenho uma classe que faz todos os passos da autenticação.

Eu ia fazer a pergunta de uma coisa simples, mas já vi que você está informando os parâmetros corretos, porque na imagem os dados estão expostos!
Quase que o secret fica aberto, só faltaram 6 dígitos...
Com um pouquinho de esforço algum interessado em fazer besteira consegue acessar sua aplicação e fazer um estrago.

Mas o erro já está te indicando o caminho: Error validating grant. Your authorization code or refresh token may be expired or it was already used
(é, informar o erro ajuda os demais a descobrir o que falta. Ler o erro então, faz com que a pergunta nem precise ser feita)

Você melou o refresh_token. Você já o utilizou, mas no momento que o fez não gravou o novo refresh_token.
Neste caso deve é melhor refazer a autorização pedindo um novo código e depois o token.

E qual seria o fluxo correto? Fiz um novo app, requisitei um novo token, o guardei, depois o refresh_token também o guardei, e quando era necessário tentei atualizar o token por POST porem resultou isso:

{"message":"The grant type is invalid (refresh_token-authorization_code)","error":"invalid_grant","status":400,"cause":[]}

Concessão invalida.

• 0
16 hours ago, Klebson Lopes said:

E qual seria o fluxo correto? Fiz um novo app, requisitei um novo token, o guardei, depois o refresh_token também o guardei, e quando era necessário tentei atualizar o token por POST porem resultou isso:

{"message":"The grant type is invalid (refresh_token-authorization_code)","error":"invalid_grant","status":400,"cause":[]}

Concessão invalida.

Qual linguagem você está usando? Fez o teste pelo POSTMAN ou direto no seu código?

O ML tem várias SDKs que podem ser úteis. Mesmo que não use a SDK deles, às vezes é bom dar uma olhada no código fonte de alguma para ver a forma como é feito na linguagem X e aí você adapta na sua por exemplo.

• 0
23 hours ago, Klebson Lopes said:

Concessão invalida.

refresh_token-authorization_code
isto não existe!
de onde tirou isto?

• 0

Klebson, é exatamente isso. Você informou isto como grant type no momento da requisição do refresh_token.
Veja seu código e encontrará este termo, que está errado, não existe. Corrija.
Aprenda a interpretar a resposta. Ler é diferente de interpretar e compreender.

• 0

Estou com o mesmo problema, bom quase.. No meu caso o erro é:

{"message":"The redirect_uri does not match the original","error":"invalid_grant","status":400,"cause":[]}

Estou fazendo a chamada assim:

ml.thumb.jpg.446b046f4bf75a4e0ded910a899e0c56.jpg

Edited by Linces Marques

• 0
11 hours ago, Linces Marques said:

Estou com o mesmo problema, bom quase.. No meu caso o erro é:

{"message":"The redirect_uri does not match the original","error":"invalid_grant","status":400,"cause":[]}

Estou fazendo a chamada assim:

ml.thumb.jpg.446b046f4bf75a4e0ded910a899e0c56.jpg

A url de redirect que voce informou no seu código é diferente da url que está cadastrada na conta do app , no mercado livre