• 0
Sign in to follow this  
rodrigojob

custo fixo + comissão (02/07/2018)

Question

Olá, quem está ligado deve ter sido informado por um cliente ou mesmo recebeu a mais nova alteração de custos.
Agora tem o custo fixo + comissão! Mais um benefício do ML.

Não é necessário ler   ============================================================================================
Bem, na prática todo anúncio de produto que tiver um valor abaixo de 120,00 o ML empurra mais um custo para você.
Assim ele aumenta a receita e perde muita venda.
Na prática o vendedor não perde, sobre o valor do produto para não perder o ganho. Então com 8,00 a 10,00 reais a mais por anúncio fica tudo normal!
Só que estes produtos perderão concorrência com os demais marketplaces e lojas físicas. Mas não é essa a nossa discussão aqui.
Se um comprador comprar um total superior a 120,00 o frete sai de graça. Provavelmente até a próxima alteração de política do ML.
=============================================================================================================

Para os desenvolvedores a notícia é que a partir de 02/07/2018 deverá ter a comissão fixa incluída no cálculo de comissão e precificação para anúncios abaixo de 120,00.
Veja aqui a notícia disparada por email: https://www.mercadolivre.com.br/landing/mudancas-em-suas-publicacoes
Bom trabalho à todos.

18 answers to this question

Recommended Posts

• 0

lembrando a todos que por ser um custo embutido o valor não será de somente 5 reais - pois a comissão irá incidir sobre esse valor - então será 5 reais acrescido da comissão do anúncio (11% ou 16%), então para facilitar pra todos (só porque acho uma sacanagem a comissão ser cobrada pelo total, o que faz muitos vendedores perderem dinheiro):

anúncios clássicos (11%): adicionar R$ 5.62

anúncios premium (16%): adicionar R$ 5.96

• 0

Caros, tenho produtos que vendo a R$14,90, R$19,90 ou pouco mais que meu lucro não chega a R$5. Quer dizer, então, que eu teria que aumentar o valor do meu produto para não ter prejuízo? Se já está difícil vender por este valor, imagina mais caro? Isso não está certo. Se vender um produto de R$9,90 ou um de R$99,90 vai pagar os mesmos R$5 fixo? Ridículo.

• 0

Importante notar que teve mais um aumentinho maroto de frete e eles adicionaram mais categorias especiais (que eles empurram todo o custo para o vendedor)

• 0
4 hours ago, Alaor said:

Caros, tenho produtos que vendo a R$14,90, R$19,90 ou pouco mais que meu lucro não chega a R$5. Quer dizer, então, que eu teria que aumentar o valor do meu produto para não ter prejuízo? Se já está difícil vender por este valor, imagina mais caro? Isso não está certo. Se vender um produto de R$9,90 ou um de R$99,90 vai pagar os mesmos R$5 fixo? Ridículo.

sim Alaor, na realidade mesmo que seu lucro fosse maior que R$ 5,00 não é certo absorver esse custo, ele tem que ser incluido no valor do produto, e como disse acima não é apenas R$ 5,00 e sim os valores que informei pois a comissão incide neles

• 0
4 hours ago, gbandoni said:

Importante notar que teve mais um aumentinho maroto de frete e eles adicionaram mais categorias especiais (que eles empurram todo o custo para o vendedor)

estão fazendo direto, aumentam as bases de medidas das categorias, diminuíram o desconto de quem usa o Coletas de 70% para 60% , incluíram mais categorias "especiais" e por ai vai

• 0
13 hours ago, mldev said:

lembrando a todos que por ser um custo embutido o valor não será de somente 5 reais - pois a comissão irá incidir sobre esse valor - então será 5 reais acrescido da comissão do anúncio (11% ou 16%), então para facilitar pra todos (só porque acho uma sacanagem a comissão ser cobrada pelo total, o que faz muitos vendedores perderem dinheiro):

anúncios clássicos (11%): adicionar R$ 5.62

anúncios premium (16%): adicionar R$ 5.96

e o imposto?

• 0
6 hours ago, Alaor said:

sim. E é possível que seja desta forma. O problema está em mudar a regra durante o jogo

• 0
On 6/26/2018 at 3:16 PM, rodrigojob said:

e o imposto?

Fórmula - Valor Acrescentar = R$ 5,00 / (1 - %Comissão ML - %Imposto)

Ex1: Premium com Imposto a 10%
VA = 5,00 / (1 - 0,16 - 0,10) = 6,75

Ex2: Clássico com Imposto a 12%
VA = 5,00 / (1 - 0,11 - 0,12) = 6,49

On 6/25/2018 at 8:05 PM, rodrigojob said:

Mais um benefício do ML.

@rodrigojob esses R$ 5,00 podemos chamar como taxa do "Fundo de Pobreza do MercadoLivre"

• 0

Bom dia. Um outro ponto que ninguém citou aqui é o fato de que, produtos no valor de 115,00 por exemplo, com o custo fixo adicionado (anúncio clássico) de R$ 5,62 ficaria R$ 120,62, ocasionando também o custo do frete, ai, de acordo com a categoria, etc.

Não é somente adicionar o custo e pronto. Fiquem atentos. 

(Fora impostos)

• 0
3 hours ago, Marcos Fincotto said:

Bom dia. Um outro ponto que ninguém citou aqui é o fato de que, produtos no valor de 115,00 por exemplo, com o custo fixo adicionado (anúncio clássico) de R$ 5,62 ficaria R$ 120,62, ocasionando também o custo do frete, ai, de acordo com a categoria, etc.

(Fora impostos)

Esse valor de R$ 5,00 está vindo embutido no marketplace_fee que é exibido no /collections ou /v1/payments

• 0
18 minutes ago, xsbr said:

Esse valor de R$ 5,00 está vindo embutido no marketplace_fee que é exibido no /collections ou /v1/payments

O ML poderia criar campos específicos para valor de frete e custos. São espertos em não criar e assim calcular as tarifas pelo valor total.

• 0
40 minutes ago, Marcos Fincotto said:

O ML poderia criar campos específicos para valor de frete e custos. São espertos em não criar e assim calcular as tarifas pelo valor total.

sim, eles poderiam PRIMEIRO descontar o frete e taxas (como esses R$ 5,00) e somente DEPOIS tirar a comissão, mas lógico, é mais lucrativo cobrar comissão em cima de tudo (pode parecer pouco para alguns, mas imagine isso aplicado a milhões de vendas)

• 0
10 hours ago, Marcos Fincotto said:

(Fora impostos)

este caso seria mais interessante deixar em 119,90, pois se passar é necessário adicionar o frete na fórmula do @xsbr

• 0
5 hours ago, mldev said:

sim, eles poderiam PRIMEIRO descontar o frete e taxas (como esses R$ 5,00) e somente DEPOIS tirar a comissão, mas lógico, é mais lucrativo cobrar comissão em cima de tudo (pode parecer pouco para alguns, mas imagine isso aplicado a milhões de vendas)

Não! O ML não deveria criar estas MeLecas de regras. A livre concorrência torna o mercado bem mais saudável e ativo

• 0
1 hour ago, rodrigojob said:

Não! O ML não deveria criar estas MeLecas de regras. A livre concorrência torna o mercado bem mais saudável e ativo

isso com certeza, mas dentro da MLeca já criada da forma que falei seria mais "honesto"