• 0
Sign in to follow this  
carlosbbraga

Aplicação para várias lojas

Question

Boa tarde pessoal, 

Estou desenvolvendo uma aplicação que pode ser utilizada por várias lojas.

Estou com dificuldades na modelagem da parte de autenticação.

Eu tenho que ter um application id do meu sistema e as lojas devem autorizar a utilização por ele ?

Como fica a questão das notifications se for esse o caso ? Eu tenho que receber cada uma delas, validar o seller_id e direcionar para cada usuario ( se for um db diferente para cada por exemplo ) ?

Alguem ja fez algo parecido por ai ?

Abraços

9 answers to this question

Recommended Posts

• 0

Eu tenho que ter um application id do meu sistema e as lojas devem autorizar a utilização por ele ?

Não, o application_id ou client_id é o id da API do ML que você criou. No seu site você criará um recurso que o cliente será direcionado para uma página do ML para validação da permissão da sua aplicação acessar os dados dele. Acredito que você tenha criado uma aplicação em: http://applications.mercadolibre.com/
Se não o fez comece em https://developers.mercadolibre.com/pt_br/como-comecar , leia tudo. Leia muito, nem continue a leitura da minha resposta sem ler. Depois pergunte se for necessário.

Muito simples, pois cada notificação vem com o identificador. A aplicação do ML, que é um acesso à API, já é para ser usada com múltiplos usuários. 

Crie test users. Faça os passos de autorização. Pode desautorizar e autorizar de novo.
Fez o teste? Crie três test user,  use um deles como vendedor os outros dois como compradores. Faça compras e explore o resultado. Veja os retornos das notificações.

vale um comentário:
application_id ou client_id é uma praga, um erro de desenvolvimento, ... , para quem está iniciando e tem que usar os nomes diferentes é muito ruim.

Edited by rodrigojob
li de forma que entendi outra coisa.

• 0
3 hours ago, carlosbbraga said:

Boa tarde pessoal, 

Como fica a questão das notifications se for esse o caso ? Eu tenho que receber cada uma delas, validar o seller_id e direcionar para cada usuario ( se for um db diferente para cada por exemplo ) ?

Abraços

de uma forma bem simples de explicar em um uso comum:

é através de seu "site" que os usuários irão autorizar a aplicação, o acesso será todo por ele e é ele quem irá receber as notificações

• 0
18 hours ago, carlosbbraga said:

Boa tarde pessoal, 

Abraços

Uma forma de ser feito é como falou mesmo, receber, validar e direcionar, mas lembre-se que a notificação deve ser respondida com HTTP 200 o mais rápido possível, então é bom simplesmente salvar a notificação sem tratamento algum e depois ter outros processos batch para tratar as notificações e aí sim fazer os direcionamentos necessários.

• 0
4 hours ago, joaobh8 said:

TAMBÉM ESTOU COM ESSA DIFICULDADE, MEU SITE É O EDITADO

Na internet é entendido que escrever em caixa alta (maiúscula) é grosseria.
Eu já sou grosso mesmo, então não faz muita diferença.
Mas a questão é que você não explicou NADA no seu post/pergunta??/comentário.
Não há como te ajudar! 
E daí que o site é este??? Não tem na a ver o site com o application_id do ML

• 0
4 hours ago, joaobh8 said:

TAMBÉM ESTOU COM ESSA DIFICULDADE, MEU SITE É O EDITADO

editei sua pergunta pois este não é um local destinado a "publicidade"

caso tenha alguma dúvida pertinente, favor colocar em detalhes

• 0
On 7/11/2018 at 11:01 AM, Diogenes Lima said:

Uma forma de ser feito é como falou mesmo, receber, validar e direcionar, mas lembre-se que a notificação deve ser respondida com HTTP 200 o mais rápido possível, então é bom simplesmente salvar a notificação sem tratamento algum e depois ter outros processos batch para tratar as notificações e aí sim fazer os direcionamentos necessários.

Legal Diogenes, 

Eu ja desenvolvi em outro sistema assim, exatamente da forma que você descreveu, salvando e depois tratando.

Eu pensei que eu conseguisse editar um endpoint diferente para cada loja, isso aumentaria minha segurança e facilitaria o tratamento da notification recebida. Levando em consideração o grande volume de notifications enviadas pelo ML, isso pode se tornar facilmente um gargalo com o aumento de lojas cadastradas não é?

Será que existe uma outra alternativa além de somente validar a loja? 

PS: Cada loja esta separada em um banco no sistema, entao além depois de validar a loja, eu preciso redirecionar a notification para o seu banco!

• 0
1 hour ago, carlosbbraga said:

Legal Diogenes, 

Eu ja desenvolvi em outro sistema assim, exatamente da forma que você descreveu, salvando e depois tratando.

Eu pensei que eu conseguisse editar um endpoint diferente para cada loja, isso aumentaria minha segurança e facilitaria o tratamento da notification recebida. Levando em consideração o grande volume de notifications enviadas pelo ML, isso pode se tornar facilmente um gargalo com o aumento de lojas cadastradas não é?

Será que existe uma outra alternativa além de somente validar a loja? 

PS: Cada loja esta separada em um banco no sistema, entao além depois de validar a loja, eu preciso redirecionar a notification para o seu banco!

Oi Carlos, o ML a tempos atrás já lançou uma nota que não deve haver uma aplicação para cada loja, o integrador (você) deve ser o único responsável em receber as notificações e realizar os demais processos, justamente para ter maior segurança...

imagine o seguinte: como você controlaria os recursos disponíveis e segurança de centenas de lojas em domínios que não são seus?

você deve investir em uma estrutura adequada e escalável para isso (não pense em menos do que AWS ou Azure)

• 0
On 7/19/2018 at 12:54 PM, mldev said:

Oi Carlos, o ML a tempos atrás já lançou uma nota que não deve haver uma aplicação para cada loja, o integrador (você) deve ser o único responsável em receber as notificações e realizar os demais processos, justamente para ter maior segurança...

imagine o seguinte: como você controlaria os recursos disponíveis e segurança de centenas de lojas em domínios que não são seus?

você deve investir em uma estrutura adequada e escalável para isso (não pense em menos do que AWS ou Azure)

Perfeito.

Consegui resolver meu problema. A infra está perfeita e os processos muito otimizados.