• 0
jonatarussi

Shipping status null

Question

Bom dia

Alguém sabe o motivo de algumas compras estarem com o status do shipping como null??

Por exemplo, eu faço uma busca de todas as compras do usuário com o filtro "shipping.status=shipped,pending,ready_to_ship" e aí essas compras que estão com status null não retornam. Mas se eu tirar esse filtro eu consigo ver todas as compras, e aí eu pego o id do shipping e busca os detalhes desse shipping com a chamada /shipments/id/history e aí nessa chamada com os detalhes do shipping diz que foi enviado.

Por algum motivo, de semana passada pra cá está ocorrendo isso (ou eu nunca tinha notado antes)

Dados da tag shipping da compra:

"shipping": {
                "substatus": null,
                "status": null,
                "id": 27672831799,
                "service_id": null,
                "currency_id": null,
                "shipping_mode": null,
                "shipment_type": null,
                "sender_id": null,
                "picking_type": null,
                "date_created": null,
                "cost": null,
                "date_first_printed": null
            }

Retorno dos detalhes do shipping

{
    "id": 27672831799,
    "mode": "me2",
    "created_by": "receiver",
    "order_id": 1789944310,
    "site_id": "MLB",
    "status": "shipped",
    "substatus": null,
    "date_history": {
        "date_created": "2018-08-22T07:46:08.000-04:00",
        "date_handling": "2018-08-22T07:46:22.000-04:00",
        "date_ready_to_ship": "2018-08-22T07:46:23.000-04:00",
        "date_first_printed": "2018-08-22T10:08:10.000-04:00",
        "date_shipped": "2018-08-22T15:06:00.000-04:00",
        "date_delivered": null,
        "date_cancelled": null,
        "date_not_delivered": null,
        "date_returned": null,
        "date_delivered_estimated": null
    },
    "tracking_number": "OF944018883BR",
    "return_tracking_number": null,
    "tracking_method": "Sedex",
    "service_id": 22,
    "carrier_info": null,
    "tracking_url": "http://www2.correios.com.br/sistemas/rastreamento/resultado_semcontent.cfm",
    "return_tracking_url": ""
}

15 answers to this question

Recommended Posts

• 0

bem, o filtro está funcionando ?

Realmente não sei o motivo real de estar como NULL , pode ser que a fila de microservices ainda não processou este shipment. (Chute)
Estes dados são do shipment ou de dorder?

Dicas:
Deixe em observação este shipment e se possível nos relate se houve alteração.
Veja como está esta venda no frontend

• 0

Obrigado pela resposta Rodrigo

No frontend do comprador diz que está a caminho a entrega e mostra os dados do envio tudo certinho

Reparei que é uma compra de "carrinho"

Os dados que mandei ali, os primeiros são da tag shipping de uma order, e os outros são os dados do shipping mesmo quando busco os detalhes do shipping_id da order

• 0
41 minutes ago, jonatarussi said:

No frontend do comprador diz que está a caminho a entrega e mostra os dados do envio tudo certinho

Os dados que mandei ali, os primeiros são da tag shipping de uma order, e os outros são os dados do shipping mesmo quando busco os detalhes do shipping_id da order

Você está verificando como COMPRADOR ou como VENDEDOR? A API funciona para VENDEDOR, mas para COMPRADOR ela não funciona muito bem e nem é o objetivo dela. Eu acredito que este problema possa ter algo relacionado com o carrinho, pois para os vendedores os dados do shipment não devem mais ser buscados em order, pois devemos usar o x-new-format nas requisições e assim só vem o ID do Shipment e aí devemos buscar o Shipment pelo ID. Ninguém sabe ao certo o quanto isso interfere quando se usa os dados do shipment como parâmetro de busca em Orders.

• 0

Diogenes, 

Estou verificando como comprador e como vendedor, mas nesse caso específico é como comprador, eu busco todas as compras desse comprador com o filtro "shipping.status=shipped,pending,ready_to_ship" e aí essas orders com shipping.status=NULL não retornam no json. Se eu busco sem esse filtro, aí retorna todas e ao buscar o shipment pelo shipping.id da order aí retorna os dados dele. Verifiquei que isso está ocorrendo quando é compra no carrinho.

Já como vendedor ainda não verifiquei se está ocorrendo esse problema. 

• 0
4 hours ago, jonatarussi said:

em carrinho de compras você deve buscar o shipping e não usar os dados da order

• 0

Certo, obrigado

Mas nesse caso tem algum filtro que posso passar para retornar as orders que estão com shipping.status = null ?

Pois não quero sempre ter que buscar todas as orders, por isso que eu inclui o filtro de shipping.status

• 0
8 minutes ago, jonatarussi said:

Certo, obrigado

Mas nesse caso tem algum filtro que posso passar para retornar as orders que estão com shipping.status = null ?

Pois não quero sempre ter que buscar todas as orders, por isso que eu inclui o filtro de shipping.status

o mais correto é ao receber as notificações você guardar os dados em seu servidor ao invés de ficar consultando as orders diretamente no Mercado Livre

• 0
On 8/23/2018 at 2:17 PM, jonatarussi said:

Certo, obrigado

A order que você está como NULL tem o id parecido com 200000999999999999? 
Este é o ID de quando tem carrinho. Eu prefiro verificar a tag pack_id.
Isto é horrível! Está até ruim de explicar.
Se na order há pack_id então há outra order associada, pois é carrinho. Na order retorna o shipping id, então nas duas estão o mesmo id, que não foi o seu caso e quebrou a lógica.
Mas na outra order retorna o shipping id e você pode consultar através dele os itens relacionados inclusive a order id.
Este carrinho de compras foi desenvolvido por um estagiário de 1o ano...
Então o carrinho não é associado a uma venda(order), pode ser para várias. Está aí a confusão, o que é para ser IDentificação, não é. 

• 0

Entendi

E se eu colocar como filtro a tag "not_delivered", será que a API vai realmente retornar só as orders que ainda não foram entregues? não sei se da de confiar nas tags

• 0

Bom dia!

Eu tentei fazer dessa forma e, pelo menos pra mim, não deu certo.

Eu não sei se pra vocês também aconteceu isso, mas desde de ontem (dia 03), a tag pack_id não aparece mais no resultado do GET do pedido. 

Acredito que só é possível funcionar 100% utilizando as notificações.

• 0

Bom dia.

Segue a resposta do ML também, caso ajude em alguma coisa...

De fato, houve a mudança referente a permitir visualizar o pack_id, em Orders, pois na verdade se permitia visualizar-lo devido a um bug; isso foi corrigido do nosso lado e por isso já não se permite mais vê-lo.

Deverá considerar trabalhar com o external_reference que pode consultar pelo recurso de shipments, com o header de "x-format-new":true.

Em caso de dúvida, te envio a documentação correspondente: https://developers.mercadolibre.com/pt_br/gerenciamento-de-envios

Pedimos desculpas pelo inconveniente em não informá-los previamente.