• 0
Felipe

Atributos value_name e value_id

Question

Estou tentando entender a parte dos Atributos, mas não estou entendo a lógica do  value_name e value_id para post/put na api.

No exemplo mostra:

"attributes": [{
			"id": "COLOR",
			"value_id": "52049"
		},
		{
			"id": "VOLTAGE",
			"value_name": "198813"
		},
		{
			"id": "DIAMETER",
			"value_id": “-1”,
			"value_name": null
		}

]

O ID, é fácil de identificar, a parte que não estou entendendo value_id e value_name... eu sei que existem alguns atributos que possuem valores com ids já setados, mas não compreendi a ideia de uma hora usar o value_name e ou o value_id? O que devo levar em consideração para saber a hora de usar cada um deles?

6 answers to this question

Recommended Posts

• 0
58 minutes ago, gbandoni said:

Resposta simples , se a atributo tem uma lista de opções tu usa value_id , se não tiver , value_name . As opções podem ser lidas fazendo um get em category

Grato... entendi... geraria erro se tentasse enviar as duas opções? apenas na situação de N/A... pois tenho categorias que aceitam outros valores, sem ser os IDs já setados...

Edited by Felipe

• 0
55 minutes ago, Felipe said:

Grato... entendi... geraria erro se tentasse enviar as duas opções? apenas na situação de N/A... pois tenho categorias que aceitam outros valores, sem ser os IDs já setados...

você deve pesquisar as opções disponíveis na categoria antes de enviar

• 0
12 hours ago, Felipe said:

Você sempre precisa consultar a categoria porque elas mudam muito sem avisar

Vou pegar um exemplo (Esculturas de bronze) que é uma categoria cheia de esquisitices

https://api.mercadolibre.com/categories/MLB40186/attributes

Veja esse atributo

{
        "id": "CHARACTER",
        "name": "Personagem",
        "tags": {
            "catalog_required": true
        },
        "hierarchy": "PARENT_PK",
        "relevance": 1,
        "value_type": "string",
        "value_max_length": 255,
        "values": [
            {
                "id": "2489096",
                "name": "Mãe de Jesus"
            },
            {
                "id": "2489097",
                "name": "Cavalo"
            },
            {
                "id": "2489098",
                "name": "Dom Quixote"
            },
            {
                "id": "2489099",
                "name": "Touro"
            },
            {
                "id": "2489100",
                "name": "Buda"
            }
        ],
        "attribute_group_id": "OTHERS",
        "attribute_group_name": "Outros"
    }

Veja que o value_type dele é "string" e mesmo assim ele tem opções nesse caso se tu anunciar uma estatua de touro tu deve informar value_id , se voce estiver vendendo uma sailor moon você vai usar value_name

{
        "id": "ARTWORK_TYPE",
        "name": "Tipo de obra",
            "catalog_required": true
        },
        "hierarchy": "PARENT_PK",
        "value_type": "list",
            {
                "id": "2489101",
                "name": "Original"
            },
            {
                "id": "2489102",
                "name": "Réplica"
            }
        ],
    }

Veja que esse atributo é do tipo "list" . Se tu informar value_name ele pode recusar ou vai ignorar (ja tive os dois casos) Aqui voce sempre informa value_id

{
        "id": "MATERIAL_TYPE",
        "name": "Tipo de material",
            "fixed": true
        },
        "hierarchy": "FAMILY",
        "value_type": "string",
        "value_max_length": 255,
            {
                "id": "2489113",
                "name": "Bronze"
            }
        ],
    }

Por último olha esse atributo. Ele é do tipo string o que indicaria que você poderia colocar o que quisesse como value_name , certo ?

Errado

Veja que o produto tem em tags fixed = true . O que significa que o atributo é somente leitura (afinal essa é a categoria "estatua de bronze". Se tu informar um value_id aqui diferente de "2489113" ou um value_name diferente de Bronze ele vai retornar um erro. Dependendo da categoria não informar esse atributo , mesmo fixo , gera uma warning. Outros ele adiciona sozinho

Edited by gbandoni
salvei antes da hora

• 0

@gbandoni Em relação ao último exemplo, como uso apenas categorias específicas, quando eu retornava a TAG fixed: true , eu nem mostrava o SELECT dela, pois na API diz:

• fixed: indica que há um valor fixo para a categoria e todos os itens postados nesta seção terão esse valor. Por exemplo, se você está vendendo um Micro-ondas na categoria MLB232411 correspondente a Micro-ondas -> Outras Marcas -> 18 Litros, esta possui o atributo VOLUMEN_CAPACITY com os valores 18 Litros, 20 Litros, etc., mas sabemos que para essa categoria o valor adequado para o atributo é 18 Litros, por isso não é necessário que você envie no momento da postagem porque nós vamos preenchê-lo automaticamente.

Já a TAG "catalog_required": true , mesmo não tendo nenhuma informação dela na API, eu tenho uma categoria que tem ela, e ela é obrigatória de preenchimento, mas em meu caso não possuí valores, tenho que adicionar um ano qualquer... talvez seja, não tem valores (NAME), qualquer informação de acordo com o formato, tem valores, o ID deve ser digitado...

E quando não tem nada especificado nas TAGS, eu coloco como se fosse obrigatório o preenchimento, e neste caso, a categoria mesmo tendo VALUES especificados, elas aceitam outras entradas.

• 0
4 hours ago, Felipe said:

@gbandoni Em relação ao último exemplo, como uso apenas categorias específicas, quando eu retornava a TAG fixed: true , eu nem mostrava o SELECT dela, pois na API diz:

• fixed: indica que há um valor fixo para a categoria e todos os itens postados nesta seção terão esse valor. Por exemplo, se você está vendendo um Micro-ondas na categoria MLB232411 correspondente a Micro-ondas -> Outras Marcas -> 18 Litros, esta possui o atributo VOLUMEN_CAPACITY com os valores 18 Litros, 20 Litros, etc., mas sabemos que para essa categoria o valor adequado para o atributo é 18 Litros, por isso não é necessário que você envie no momento da postagem porque nós vamos preenchê-lo automaticamente.

tags fixas não podem ser alteradas, então você está fazendo certo nesse ponto. mas o que o @gbandoni disse foi a respeito de como trabalhar com id e name, ignore a parte dos demais detalhes, foi só um exemplo