• 0
ronaldoguedess

Mensagens automaticas serão desativadas para vendas com MercadoEnvios?

Question

Posted (edited)

Ola, recebi esse email do MercadoLivre que achei super confuso.

http://prntscr.com/o0juyi

Pelo que entendi, estão achando que as mensagens automáticas estão confundindo os compradores e que vai ser desativado para vendas com mercado envios ou que use o Mercado Pago. (resumindo 95% usa MercadoEnvios e Mercado Pago)

Esse é o link que tem a explicação completa:

https://developers.mercadolivre.com.br/pt_br/conheca-quais-sao-as-mensagens-automaticas-que-geram-uma-ma-experiencia

por mais funções que meu sistema tenha, o de mensagens automatica realmente é o que mais chama atenção e o que mais motiva os clientes a continuar usando a aplicação.
sem isso vai cair drasticamente os clientes, pelo menos eu penso isso. 

Edited by ronaldoguedess

4 answers to this question

Recommended Posts

• 0
3 hours ago, ronaldoguedess said:

Ola, recebi esse email do MercadoLivre que achei super confuso.

http://prntscr.com/o0juyi

Pelo que entendi, estão achando que as mensagens automáticas estão confundindo os compradores e que vai ser desativado para vendas com mercado envios ou que use o Mercado Pago. (resumindo 95% usa MercadoEnvios e Mercado Pago)

Esse é o link que tem a explicação completa:

https://developers.mercadolivre.com.br/pt_br/conheca-quais-sao-as-mensagens-automaticas-que-geram-uma-ma-experiencia

por mais funções que meu sistema tenha, o de mensagens automatica realmente é o que mais chama atenção e o que mais motiva os clientes a continuar usando a aplicação.
sem isso vai cair drasticamente os clientes, pelo menos eu penso isso. 

o Mercado Livre diz que está gerando uma "má experiência", mas a realidade é totalmente diferente... os compradores enviam mensagens de pós vendas justamente porque não acham o que precisam de forma fácil no Mercado Livre, com isso os vendedores passaram a enviar de forma automática para suprir essa deficiência do Mercado Livre (em todo tipo de informação, desde como funciona a plataforma até rastreamento e auxilio em casos de produtos parados nos Correios) e muitas vezes para explicar como o produto funciona e demais dúvidas do comprador...

o que temos nesse cenário:

reclamações vão disparar
o comprador que não sabe usar o produto, não consegue rastrear, etc, vai abrir reclamação
= mais dinheiro parado nas mãos do Mercado Livre

devoluções automáticas (algo que o Mercado Livre incentiva até em propaganda de TV e dá de 10 a 30 dias para devolver, o que é ilegal) 
o comprador que não souber usar simplesmente vai devolver o produto e o vendedor só vai ficar sabendo depois... porém os custos de devolução são exorbitantes (mais que o dobro do frete "normal" do Mercado Livre sem desconto)
= mais dinheiro para o Mercado Envios

ao meu ver passou muito da hora (diria até que já é tarde demais) do Mercado Livre perceber que nós desenvolvedores e que os vendedores são parceiros (os quais sem eles o negócio do Mercado Livre não existe) e tratar todos com mais respeito

infelizmente enquanto continuarem assim continuamos vendo nossos clientes (os vendedores) desistindo da plataforma (e abrindo processos milionários contra o Mercado Livre)

• 0

Infelizmente esse tipo de ação não ajuda em nada, nem ao Integrador, nem ao Vendedor e muito menos ao Mercado Livre, pois as mensagens automáticas funcionam como  um ótimo pós venda pró-ativo.

A questão do dinheiro parado é de menos, ao meu ver é claro, o que vejo é  que isso diminui a credibilidade do Mercado Livre por parte do comprador, pois com as mensagens várias ações podem serem tomadas antes que o comprador desista da compra ou ache que fez mal negócio, e o maior prejudicado, nesse quesito, é o ML, pois o nome principal na transação é o dele.

Fico vendo esse tipo de ação (e outras) e fico me questionando quem diabos está tendo estas ideias, a impressão que tenho é que tem um concorrente lá dentro tomando as decisões piores possíveis para prejudicar eles, pois essas decisões não são boas nem comercialmente falando e muito menos operacionalmente.

É triste ver um potencial tão grande sem desperdiçado assim.

• 0

Foi o que pensei... não tem nada de má experiencia, essas mensagens ajudam a manter o comprador atualizado e com infromações, pois cada vendedor tem um ritmo e suas proprias regras de quando os envios são realizados, horarios de postagens etc.... as mensages via api são uma forma de deixar o comrpador atualizado e por dentro de cada etapa.

é uma pena! vai prejudicar o vendedor, o comprador e a eles proprios.

Tinha enviado uma pergunta a eles e realmente foi confirmado 😞

Olá, 

Na verdade todos os exemplos mostrados na documentação são de mensagens automáticas que geram uma má experiencia ao comprador e não somente o envio de links externos. 

Mas o importante de salientar que quando citamos Mercado Envios, isso se refere ao "me2", onde estes tipo de comunicação sobre seguimento de status de envio, detalhes da compra e outros tipos de comunicações necessárias, ja são automaticamente feitas pelo ML. 

Entretanto para envios "me1", custom e "not_specified" este tipo de mensagens poderão ser usadas normalmente, tendo também as ressalvas sobre estes outros exemplos que passamos que corroboram com uma comunicação ruim para todos os modos de envio.  

Renato
Support - Open Platform