• 0
rodrigojob

quando será possível inserir os dados do rastreamento quando o comprador escolher a combinar?

Question

12 answers to this question

Recommended Posts

• 0

Olá,

sinto falta de poder inserir o rastreamento quando o cliente escolheu à combinar com o vendedor e depois enviamos à parte.

Até mais

Rodrigo

Pois é Rodrigo, também sinto falta disso e pelas respostas aqui do fórum vi que não é possível pela API, porém o que fico encafifado é que utilizo um software de terceiros que mesmo a venda estando to be agree ele coloca o código de rastreamento e muda o status para "em trânsito", pensei então que o software poderia fazer algo diretamente no site do mercado livre, simulando o que o usuário faz com curl ou algo parecido, porém pelas características me parece que ele faz utilizando a API mesmo.

Se alguém tiver conseguindo colocar a informação do rastreamento quando o status está to be agree e possa dar uma luz ficaria grato.

• 0

Quando a venda possui um ID dentro de shipping, você pode fazer um PUT com as informações, da seguinte forma:

PUT
https://api.mercadolibre.com/shipments/SHIPPING_ID?access_token=ACCESS_TOKEN_VENDEDOR

{
"tracking_number": "TRACKING_NUMBER_AQUI",
"status": "shipped",
"service_id": 11
}

Para obter o ID do service_id, acesse a API:

https://api.mercadolibre.com/sites/MLB/shipping_services

Abraços,

Wesley.

• 0

Weslay,

quase...

para os dados

"tracking_number"=> "DM474679626BR",
"status"=> "shipped",
"service_id"=> "23"

retornou 

[message] => Invalid parameters for shipping mode

[error] => invalid_parameters [status] => 400 [cause] =>

• 0

Wesley,

Para colocar os dados do envio em uma venda normal, que tem SHIPPING_ID, sem problemas, agora acredito que o problema citado, que pelo menos é meu caso, é quando o comprador seleciona a opção "Combinar entrega com o vendedor", que o shipping fica com o status: to_be_agreed , nesse caso não gera o SHIPPING_ID ,  tem que ir diretamente no site do ML e colocar manualmente todas informações pelo site.

• 0

Weslay,

quase...

para os dados

"tracking_number"=> "DM474679626BR",
"status"=> "shipped",
"service_id"=> "23"

retornou 

[message] => Invalid parameters for shipping mode

[error] => invalid_parameters [status] => 400 [cause] =>

Rodrigo,

Quando a venda tem o SHIPPING_ID, desse jeito que o Wesley citou também tenho esse mesmo erro que você citou, só consigo informar dessa forma:

'status' => "shipped",
  'tracking_number' => "DG123456789BR",
  'tracking_method' => "Correios - E-Sedex"

• 0
43 minutes ago, Felipe Porcino said:

Bom dia pessoal , isso ja foi resolvido na API ?

Isto só não é possível quando o comprador indica que irá retirar com o vendedor. 
Então para funcionar você deve criar uma tabela de frete no anúncio.

• 0

@rodrigojob desculpe mas  "retirar com o vendedor" seria o mesmo que o cliente escolher na venda a opção "Combinarei com o vendedor " ?

E essa tabela de frete funcionaria como ? existe esse cadastro no ML, eu faria um controle interno ?

Não sei se estou fazendo as perguntas de uma forma correta, mas oque eu pretendia fazer, era salvar uma data de entrega,código de rastreamento e observação, em uma ordem que tenha o 

shipping->id = null

Obrigado desde já!

1.PNG

2.PNG

• 0

A política de frete mudou algumas vezes no período desta conversa (6/2014 - 2/2015 - 10/2017). Então há diferenças e ferramentas que saíram e retornaram.
Quando o ML implantou o MercadoEnvios (final de 2015) ele foi gradativamente desencorajando o uso de Tabela de frete até cortar isto do sistema.
Este ano ele reabriu esta possibilidade sem falar nada, com o Envio Personalizado, pois na verdade percebeu que o MercadoEnvios dava dor de cabeça. Fora que a promessa de cobrar mais barato também não se sustentou, ele cobra sim um percentual em cima do contrato com os correios.

Eu talvez tenha errado ao tratar do termo "to_be_agree", na resposta que dei acima. Pois entendo que o termo indica que é para ser adicionada a informação no futuro. 

Pela imagem do post acima existe um shipping, sem um shipment. Não há um ID. Desta forma não dá para fazer um PUT, poderia dar para fazer um POST, isto se o sistema está preparado para receber a informação.
Eu não uso este recurso, por isso não falo com propriedade.
Bem para saber como criar tabela de frete e como adicionar o rastreamento use: http://developers.mercadolibre.com/pt-br/envio-personalizado/ 

Edited by rodrigojob

• 0

Entendi @rodrigojob entrei no link e entendi a ideia da tabela de fretes.

Só queria tirar duas duvidas pra encerrar da minha parte

1º Ja testei e percebi que independente de meu cliente ter comprado clicando na opção "1-Entregar no meu endereço" ou "2-Combinar com o vendedor", depois eu como vendedor tenho a opção "Pela Web" de clicar no botão "Entreguei o produto" e estipular uma data para a entrega. Porem na Api só tenho essa opção de estipular o prazo de entrega caso o cliente tenha selecionado a opção  "1-Entrega no meu endereço" correto ? pois a requisição para indicar um prazo de entrega necessita de um $shipment->id, id que só tenho quando o cliente clicou em  "1-Entregar no meu endereço", estou correto ? a Api não permiti ? ou tem uma forma de fazer isso e eu que não sei.

Segui abaixo a forma como eu estou atualizando a data de entrega

https://api.mercadolibre.com/shipments/$shipment->id?access_token=$token

{
 "speed":100
}

2º Caso eu opte por usar tabelas de frete, eu tenho a opção de tirar a visualização da opção "Combinarei com o vendedor" do anuncio, assim o cliente sempre terá que escolher a opção "Entregar no meu endereço" oque o obrigara a sempre escolher um dos dados cadastrado na tabela de frete.

Muito obrigado desde já

• 0
8 hours ago, Felipe Porcino said:

"1-Entregar no meu endereço", estou correto ? a Api não permiti ?

Exatamente!
Não foi preparado, na API aberta, fazer um POST e criar um shipment. 
Digo isto porque o ML trabalha com a API para gravar os dados internamente, mas não abre tudo :)

Como a tabele de fretes (envios customizados) retornou,  e clientes erram na hora de fazer as compras, eu entendo que deveria ter um POST para o envio, com a TAG "create_by"=> "seller".
explico, desta forma o seller poderia alterar várias informações, e seria responsável por elas, inclusive pelas besteiras.

Não mate o português:  "Segui abaixo",    o correto é "Segue abaixo" ... "não permiti", correto é "não permite" , só chamei a atenção porque é recorrente

no 2o caso ele escolhe o frete de acordo com o que entende o correto e já indica o endereço de entrega.
No passado eu vi cliente escolhendo capital de SP e era para o interior da Paraíba. Claro, o valor era mais interessante e ele achava que pagar o frete alto não era justo.
Venda cancelada e ...

Edited by rodrigojob
adição